Open Source Sofware

Busca

Licenciamento Ambiental




29.11.19 16:44

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), torna público que recebeu da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) de Aracaju, a Licença Ambiental Simplificada (LS) n. 340/2019, com validade de 03 (três) anos, a partir de 20/11/2019, para Obras de Ampliação da Sede da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), localizada na Rua Roberto Fonseca, n. 200, Bairro Inácio Barbosa, município de Aracaju/SE.

Dicas SMTT - Pedestre

  • É uma urgência e você precisa falar ao celular na rua?

    Resposta: Todas as pessoas que circulam pelas vias, estejam elas usando um veículo ou não, são responsáveis pela segurança.  Falar no celular na rua é uma atitude que deve ser evitada. Se está com um problema grave, que precisa ser resolvido, pare e resolva. Não atravesse a rua sem se certificar de que o está fazendo em total segurança.

  • À noite ou em dias de chuva, todo cuidado é pouco

    Resposta: O conselho é que você utilize roupas claras para ser melhor viso e, ao atravessar uma via, guarde mais espaço entre você e o veículo em movimento.

  • Ao caminhar em companhia de crianças, você deve:

    Resposta: Colocar esta no lado interior da calçada. Quando não houver calçada, mantenha a criança do lado interno do acostamento. Sempre segurando-a pelo braço.

Você Sabia? - Pedestre

previous next
  • Além das placas e outros dispositivos de sinalização para condutores de veículos, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê o emprego de sinalização para pedestres. As placas de sinalização para pedestres mais comuns são: ‘Trânsito compartilhando por ciclistas e pedestres’, ‘Trânsito de pedestres’, ‘Passagem sinalizada de pedestres’, ‘área escolar’ e ‘Passagem sinalizada de escolares’.

  • Dirigir usando o telefone celular é um grande risco. E agora não é perigo só para os motoristas. Os pedestres também estão correndo risco de acidentes ao usar o aparelho enquanto andam ou atravessam as ruas. O celular causa perda de concentração e falta de atenção, fazendo com que as pessoas se tornem imprudentes. Valorize a vida!!!

  • Onde não houver sinalização semafórica procure atravessar próximo ao cruzamento, o mais perto possível da esquina, preferencialmente utilize a faixa de pedestre, quando houver.

  • Se você precisar atravessar uma rodovia e não houver passarela por perto, procure um local onde possa ver a movimentação dos veículos e ser visto. Jamais em curvas, subidas ou descidas. Olhando bem e vendo se não há problemas: Atravesse bem rápido, em linha reta.

  • Que o pedestre tem preferência de passagem quando o condutor for ingressar em uma via ?

  • A faixa é sua segurança, mas ter cuidado é necessário. Antes de atravessar, olhe bem para os dois lados e estique a mão para pedir passagem. Tenha a certeza de que foi visto pelos motoristas e só atravesse com os veículos parados.

  • Tome cuidado extra à noite - Os riscos aumentam durante estes horários. Motoristas não podem desviar daquilo que não vêem. Ao caminhar à noite, vista roupas e sapatos refletivos ou, se não tiver, leve uma lanterna para que fique mais visível aos motoristas. Não vista roupas escuras e, mais importante, bem iluminadas e tente evitar ruas afastadas, estreitas e escuras. Sempre caminhe do lado esquerdoda rua ou na calçada. Desta forma, motoristas podem vê-lo e não se aproximarão por trás. Quando possível, atravesse a rua em um cruzamento ou na faixa, se houver uma próxima.

  • Crianças, até por volta dos 9 anos de idade, geralmente não têm condição de julgar e nem experiência para fazer a escolha correta ao lidar com o trânsito. O fato de serem menores dificulta ainda mais a visão para os motoristas. Os adultos precisam ter cuidado especial ao ensiná-las como se sentirem seguras quando estiverem na rua. A supervisão dos pais é crucial até pelo menos os 9 anos. Motoristas também são responsáveis pela segurança de crianças pedestres. Reduza a velocidade em áreas escolares, próximo a parques, e em bairros.

  • Todo pedestre tem prioridade nas vias, sobre todos os veículos, desde que já estejam cruzando ou sobre as faixas, excetuando-se veículos de emergência com sirenes em funcionamento. A campanha educativa ‘A faixa é do pedestre’ promovida pela SMTT semanalmente, tem o objetivo de alertar os condutores e pedestres para a necessidade de cumprir a legislação no que se refere à garantia do cidadão em se deslocar com segurança.

Pedestre árvore

cart-idoso-def-gest

Taxi-TE

Enquete > Pedestre

Como uma criança pode ser transportada nos veículos:

Crianças e bebês de colo são transportados no banco da frente. - 4%
Não transportar as crianças nas cadeirinhas de segurança. - 8%
As crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros. - 80%
Crianças menores de sete anos podem ser transportadas em motocicletas. - 0%
As crianças com 1,45m podem usar cinto de segurança. - 8%

Total de votos: 25

Contatos

banner-fala-cidadao3