Open Source Sofware

Busca




16.09.11 15:45



Com o objetivo de trabalhar questões como respeito e segurança nas vias, a equipe de Educação para o Trânsito da Superintendência Crianças aprendem e se divertem pintando faixa (Fotos: Richerlan Figueiredo)Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), realizou uma ação diferenciada na manhã desta sexta-feira, 16, no Colégio de ensino infantil Cena, no bairro Atalaia. Dessa vez, a equipe da sinalização delineou a faixa na via  e instalou placas verticais, mas os responsáveis pela pintura foram os alunos da instituição que usaram uma tinta especial.

A rua que dá acesso ao colégio foi parcialmente fechada e transformada em um ambiente de lazer onde os alunos, crianças entre 2 e 10 anos de idade, puderam brincar com tranquilidade e participar da atividade educativa. "Esta é uma ação inovadora do departamento de Educação para o Trânsito da SMTT. Pretendemos realizá-la Capitão J. Luiz acredita que as crianças são grandes aliadas.em diversas escolas de Aracaju, já que as crianças são grandes aliadas na promoção das leis de trânsito", coloca capitão José Luiz Ferreira.

Como a pintura da faixa em frente ao colégio foi simbólica, utilizando uma tinta que não agride a saúde das crianças, a equipe de Sinalização de Trânsito voltará ao local e a efetivará. Para o superintendente Antônio Samarone, a ação representa um avanço para a educação de base da sociedade. "A escola é um espaço fundamental para fomentar e promover a educação para o trânsito. A ideia é multiplicar esse tipo de atividade em outras instituições que se tornem parceiras da cidadania. A construção da mobilidade urbana  sustentável depende de cada um de nós", observa Samarone.

Aprovação

Além dos alunos e professores, alguns pais também participaram da atividade e aprovaram a mobilização. "Faço a minha parte e Superintendente Antônio Samaronesempre converso com os meus filhos, mostro a eles que o trânsito é um espaço de todos. Achei esta ação perfeita, pois acredito que depois de casa, o trânsito é o melhor lugar para ensinar educação e respeito ao próximo", declara a artesã Cláudia Farias, mãe dos alunos Gabriel e Calebe Farias.

A diretora da escola Sueli Santos conta que desde a fase infantil, a educação para o trânsito é trabalhada na escola e que a parceria com a SMTT reforça o significado deste trabalho. "As crianças são agentes multiplicadores, a medida em que ensinamos sobre o respeito a faixa de pedestres, a sinalização, eles passam isso para os pais e cobram que eles tenham uma conduta correta no trânsito. Este espaço lúdico que a equipe de educação para o trânsito da SMTT está promovendo aqui só reforça o nosso trabalho e contribui para formar futuros condutores conscientes".

A aluna do 2º ano do ensino básico, Maria Eduarda, além de aprender mais sobre o trânsito também se divertiu durante a pintura da faixa. "Adorei pintar a faixa, foi muito legal. Sempre atravesso com minha mãe na faixa de pedestre porque é mais seguro, nunca imaginei que ia pintar uma. Foi super divertido", conta.Claudia Farias mãe dos alunos Gabriel e Calebe aprovam a mobilização.

Consultas SMTT

Selecione a opção de consulta desejada abaixo

Consultas SMTT

Para consultar o andamento de sua contestação digite o Nº do protocolo abaixo

Nº do protocolo para consulta:

Contatos

banner-fala-cidadao3

Itinerário e Horário dos ônibus

Gostaria de mais informações sobre alguma linha de ônibus em especial? Selecione abaixo a linha desejada ou digite no box parte da trajetoria

Selecione a linha de ônibus

OU

Digite parte do trajeto

> Ver todas as linhas de ônibus