Open Source Sofware

Busca

Transporte

Redução de assaltos a ônibus é resultado de trabalho integrado




15.10.18 19:26

Rondas tornaram-se mais efetivas e nos horários que apresentavam os maiores índices de ocorrências. Foto: Rogério César

Pelo nono mês consecutivo, Aracaju registra queda acentuada no número de assaltos a ônibus. De acordo com dados divulgados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), no mês de setembro, a redução foi de 50,56%, levando em consideração o mesmo período em 2017.


O dado evidencia o trabalho conjunto realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Guarda Municipal e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), além das polícias Militar e Civil e do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Município de Aracaju (Sinttra) e Setransp.


De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, as ações integradas fortalecem a promoção da segurança para os cidadãos. "Uma das determinações do prefeito Edvaldo Nogueira foi que a Prefeitura Municipal de Aracaju entrasse em apoio à segurança pública, entendendo que a qualidade de vida da capital depende de uma boa segurança. Nesse caminho a Semdec, através da Guarda Municipal, e a SMTT, tem somado esforços com a segurança pública do estado de Sergipe, para que esses índices de assaltos a ônibus sejam reduzidos paulatinamente. Os resultados desses trabalho geram um grande ganho para toda a sociedade aracajuana, assim como revela o esforço da Prefeitura de Aracaju para tornar essa cidade cada vez melhor de se viver. Esse é o caminho que trilhamos para construir uma cidade cada vez mais humana, mais segura, inteligente e criativa", destacou o secretário.


As instituições envolvidas trabalham concomitantemente, desde meados de 2017, com o propósito de tornar o transporte público da capital mais seguro. A Prefeitura de Aracaju tem investido em ações preventivas e ostensivas de combate aos delitos, além do uso da tecnologia, como é o caso do uso da Base Comunitária de Videomonitoramento.


O diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), o subinspetor Fernando Mendonça, destaca a eficácia do trabalho que vem sendo desenvolvido. "Nós assumimos o compromisso com a população aracajuana de trabalhar de forma incansável para contribuir com a redução dos delitos no transporte público. Já obtivemos grandes resultados após o auge desse problema no ano de 2016, quando de janeiro a setembro foram registrados 1.306 assaltos. No ano seguinte, após a implementação da força tarefa, houve redução para 843 casos e, em 2018, houve nova redução para 415. São dados que mostram que o trabalho tem sido bem feito", enfatiza o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.


Novidades


Para transmitir ainda mais sensação de segurança para os usuários dos terminais de integração da capital, a Semdec elaborou, através da GMA, um planejamento para a utilização da Base Comunitária de Videomonitoramento (BCVM). O ônibus equipado com câmeras de alta resolução já vem sendo utilizado em diversos pontos da capital, inclusive em terminais como o da Maracaju, onde atuou por três dias seguidos. As imagens captadas servem tanto para inibir as ações ilícitas, quanto para a criação de um banco de dados que embasará ações futuras.



Fonte: Matéria originalmente produzida pela Ascom GMA Aracaju


Contatos

banner-fala-cidadao3