Open Source Sofware

Busca

Transporte

SMTT trabalha para melhorar o transporte público na Zona Norte




20.06.16 19:12

A Zona Norte de Aracaju tem a influência da Região Metropolitana, em especial de Nossa Senhora do Socorro, onde há os grandes núcleos habitacionais. A maioria das linhas que partem dessa região tem como ponto de interesse Aracaju. Atenta a isso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju já realizou grandes melhorias no transporte público da região, como a criação de novas linhas e ampliação de itinerários, além da incorporação de novos ônibus ao sistema.


Em 2013, foram implantadas as linhas 080 – Bugio/Atalaia e 615 – Bugio/Centro. Além disso, 171 ônibus novos foram incorporados à frota, 130 da Viação Atalaia e 41 da Auto Viação Modelo. No ano seguinte, mais três linhas foram criadas de modo a atender às demandas da comunidade: 065 – Marcos Freire II/Centro, 612 – São Carlos/Mercado e 614 – Sanatório/Centro. Outros 45 novos ônibus foram incorporados à frota, desses 15 são da Viação Atalaia, 10 da Capital Transportes de Passageiros e 20 da Auto Viação Modelo.


No ano de 2015, a SMTT, por meio da sua Diretoria de Transportes Públicos, ampliou o itinerário da linha 008 – Aeroporto/Bairro Industrial para Porto Sul/Bairro Industrial. Mais 30 ônibus foram inseridos no sistema e os terminais de integração da Maracaju, do DIA e da Zona Sul foram reformados para garantir mais conforto aos usuários do transporte público coletivo por ônibus.

No primeiro semestre deste ano, foram implantadas duas novas linhas: 009 – Terminal Marcos Freire/Zona Sul e 103 – Conjunto Maria do Carmo/Maracaju. Também foram incorporados mais 10 ônibus da Viação Atalaia.


O diretor de Transportes Públicos da SMTT, Coronel Péricles de Menezes, ressalta o trabalho da equipe para garantir mais mobilidade urbana para a população da Região Norte. “53% da frota de ônibus está concentrada na Região Norte. Diariamente milhares de pessoas se deslocam de Socorro para Aracaju em busca de escolas, trabalho ou outro tipo de serviço. O nosso trabalho é melhorar a prestação de serviço e oferecer mais conforto para essas pessoas, por isso criamos mais sete linhas, ampliamos a linha 008, acrescentamos ônibus novos à frota e reformamos os Terminais da Maracaju, do DIA e da Zona Sul. Além disso, os agentes trabalham diariamente no enfrentamento ao transporte irregular de passageiros”, explica o diretor.


O superintendente Nelson Felipe também falou sobre o trabalho contínuo que é realizado pelo órgão de trânsito. “Buscamos melhorar a qualidade do transporte e a mobilidade urbana em todas as regiões da cidade. Só na Zona Norte, onde temos diversos núcleos habitacionais grandes, principalmente aqueles ligados ao município de Nossa Senhora do Socorro, sem esquecer o Porto Dantas, o Japãozinho, o Lamarão, o Santos Dumont e outras comunidades da região, criamos linhas de ônibus para facilitar a locomoção e a mobilidade urbana. Também planejamos obras de melhoria viária, como a que está sendo executada na Avenida Euclides Figueiredo, e a reforma no Terminal do Mercado, que já está em fase licitatória”, concluiu.

Contatos

banner-fala-cidadao3