Open Source Sofware

Busca

Transporte

Usuários aprovam vias exclusivas para ônibus




02.05.16 19:58

Mudar o trânsito da capital dando à população mais conforto e celeridade é uma das principais metas da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Trabalhando neste sentido desde o início da gestão, o prefeito João Alves Filho, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), começou a colocar em prática o projeto do BRT do arquiteto Jaime Lerner, responsável por um dos sistemas de transporte mais modernos do país na cidade de Curitiba.


Como uma das medidas do projeto, no mês de março foram implantadas as faixas exclusivas e preferências para ônibus em algumas vias da capital e a ação já recebe elogios do público que utiliza o transporte público diariamente. Para a auxiliar de Enfermagem, Auxiliadora Oliveira, as faixas ajudam no trajeto para o trabalho. “Acho muito melhor ter as faixas para os ônibus, pois deixa a viagem mais curta. Tem pouco mais de um mês que consigo chegar mais cedo no meu trabalho”, afirma Auxiliadora.


A estudante universitária Nicole Soares também vê uma mudança no seu cotidiano após a implantação dessas faixas. “É muito claro que o nosso tempo de viagem diminuiu. Utilizo o transporte público diariamente há pouco mais de três anos para ir para a faculdade e vejo que o tempo gasto hoje em dia é menor”, destaca a universitária.

Mas a medida não recebe elogios apenas dos usuários, motoristas de ônibus percebem uma otimização de tempo. “Os passageiros gostando muito dessas faixas porque percebem uma melhora em relação ao tempo. Antes, se eu gastava uma hora e meia em determinado percurso, hoje isso diminuiu para uma hora. Para o trabalhador isso faz muita diferença. E, para nós, que trabalhamos com isso, muita coisa muda. É menos estresse para cumprir o horário, menos trânsito. Mais qualidade de vida”, explica Edilson Rodrigues, motorista há mais de 10 anos.

Conscientização


Apesar da resposta satisfatória dos usuários do transporte público, os mesmos chamam a atenção para a falta de conscientização de alguns motoristas da Capital. A invasão das faixas pelos carros de passeio foi destacada pelos passageiros.

“Acho uma boa ação, porém, vejo que muitos carros de passeio invadem a faixa. Por melhor que seja a medida, precisamos de motoristas mais educados, que respeitem a via”, ressalta a auxiliar administrativa Eliude Tavares.

José Lucas Cruz, agente de limpeza, também reforça essa opinião. “Vejo uma melhora boa em relação ao tempo, porém, percebo que essas faixas precisam ser mais respeitadas por quem usa carro normal”, destaca.

Contatos

banner-fala-cidadao3