Mobilidade urbana: SMTT de Aracaju dialoga com lideranças do Bugio
08.10.25 19:36
-
Categoria: Trânsito
-
Criado em Quarta, 08 Outubro 2025 19:36
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) recebeu, na manhã desta quarta-feira, 08, na sede do órgão, lideranças comunitárias do conjunto Bugio. A motivação do encontro se deu devido à obra de readequação da Avenida Governador Marcelo Déda (antiga Perimetral Oeste), executada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), inicialmente executada pela gestão anterior.
As intervenções em andamento pela atual gestão trarão alguns impactos no trânsito e o projeto elaborado pela SMTT traz importantes mudanças que irão melhorar a mobilidade urbana na região, como consequência do clamor da população da região, que sofre constantemente com sinistros de trânsito. Atualmente, o Bugio conta com cerca de 38 mil habitantes.
A reunião foi conduzida pelo superintendente Nelson Felipe, que destacou a importância de receber a comunidade para ouvir as suas demandas. "A base de nossa gestão é a escuta, porque a população é o nosso termômetro. Por outro lado, temos a oportunidade de fazer todas as pontuações técnicas que justificam as nossas ações pensando na comunidade local, mas também na cidade como um todo. Toda mudança gera certo desconforto até a adaptação, mas todos reconhecem que o Bugio cresceu, nossa prioridade são as vidas e a cidade não pode parar”, afirmou.
Ainda segundo o superintendente, as mudanças têm base técnica para dar fluidez no trânsito, bem como garantir mais segurança, reduzir o número de sinistros na região e assistir famílias que foram isoladas na execução do projeto inicial. “Foi um encontro muito positivo, todos puderam se manifestar, anotamos as reivindicações e iremos analisar os pontos levantados para o estudo da viabilidade. Algumas solicitações são simples, outras precisamos analisar com dados e ver com o órgão financiador a viabilidade, mas o mais importante é essa construção de uma cidade onde as pessoas são ouvidas e caminham juntas pelo bem comum, é assim que Aracaju vai avançar”, defende.
Diálogo
Um dos participantes do momento foi o vereador Adeilson Soares dos Santos, conhecido como Binho, que também é morador do Bugio. Para ele, o encontro foi bastante positivo. "Na última quinta-feira estivemos com a prefeita Emília Corrêa e ela reforçou a importância do diálogo. E o que a SMTT está fazendo aqui é isso, com essa iniciativa está de parabéns. A gente sabe que o projeto é complexo, mas que muitos problemas vão sair daqui hoje com possíveis soluções. É muito bom poder estar aqui e ver que a SMTT está ouvindo os moradores, isso é algo que não víamos em outras gestões. Hoje a SMTT dá uma aula a todos nós, e tenho certeza que todo mundo aqui sai com o coração mais leve e aliviado, porque é muito importante que a gestão ouça a população", declarou.
Quem também esteve na reunião foi Aragão Barroso, presidente da Associação dos Moradores do Bugio. "Essa reunião foi maravilhosa, todas as lideranças do conjunto Bugio estiveram aqui com o superintendente Nelson Felipe e sua equipe, e todos chegaram a um entendimento. Quem ganhou com isso foi a população em geral. Em breve serão realizadas algumas mudanças e eu tenho certeza que isso vai atender a população do conjunto Bugio e toda região", disse.