SMTT de Aracaju realiza ações de conscientização em evento alusivo ao Dia Nacional do Motociclista
29.07.25 17:34
-
Categoria: Trânsito
-
Criado em Terça, 29 Julho 2025 17:34
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) participou, nesta terça-feira, 29, de uma ação em alusiva ao Dia Nacional do Motociclista, comemorado no último domingo, 27. A atividade, promovida em parceria com diversos órgãos do Sistema de Trânsito, foi realizada na Praça General Valadão.
A ação contou com a participação do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE), Guarda Municipal de Aracaju (GMA), SMTT de Nossa Senhora do Socorro, Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).
As equipes operacionais da SMTT de Aracaju, compostas por agentes da Diretoria de Trânsito (DT) e da Diretoria de Transportes Públicos (DTP), participaram da ação. Esses profissionais atuam diariamente, 24 horas por dia, no atendimento e direcionamento de ocorrências de trânsito envolvendo motociclistas.
Por meio do Grupo Cones, a equipe de Educação para o Trânsito da SMTT de Aracaju, levou mensagens de conscientização direcionadas aos motociclistas que transitavam pela região. Outra ação que envolveu as pessoas que passavam pelo local foi o stand montado no local pelo grupo Cones, no qual os participantes puderam vivenciar, por meio de óculos de simulação de embriaguez, os efeitos do álcool na percepção e no equilíbrio.
Os órgãos parceiros também realizaram ações de impacto, com o objetivo de alertar sobre os riscos enfrentados por motociclistas. Uma das iniciativas foi promovida pelo Detran-SE, que expôs motocicletas deitadas no chão da praça, acompanhadas de cartazes com mensagens de reflexão sobre acidentes de trânsito envolvendo motos. Já a SMTT de Nossa Senhora do Socorro encenou, por meio do grupo teatral Siga, a performance “A Morte e o Morto”, chamando a atenção das pessoas no local, estimulando a reflexão sobre os perigos da imprudência e da pressa no trânsito.
Para a consultora técnica da SMTT de Aracaju, Selma Dantas, ações como essa são fundamentais para reduzir o número de sinistros envolvendo motocicletas. “Essa demonstração é para chamar a atenção de quem está passando. Quando a pessoa se acidenta de moto, impacta profundamente a família toda. A pessoa que é vítima do acidente às vezes deixa de trabalhar, às vezes fica sequelada. Então é importante a gente tentar fazer essa prevenção, mas essa responsabilidade não é só dos órgãos de trânsito. As pessoas precisam ter consciência, porque a moto não anda sozinha. O condutor precisa ter paciência e responsabilidade no trânsito e obedecer às leis”, alertou.
A aposentada Eneida de Andrade Santos, de 77 anos, participou da ação de teste de embriaguez. Com os óculos, ela tentou caminhar e desviar de alguns cones posicionados no chão, e verificou o quanto é difícil manter o controle e o equilíbrio sob efeito do álcool. “Esse treinamento com os óculos que simula embriaguez deve ser feito, principalmente, com pessoas que bebem. Eu não consumo álcool e tive dificuldade de fazer o percurso entre os cones. Imagine uma pessoa alcoolizada. A pessoa que vai dirigir não deve beber nem mesmo uma latinha de cerveja. Eu sempre converso com meu esposo sobre isso, para que ele tenha cuidado”, afirmou.
egundo Selma Dantas, as intervenções não se limitam a este evento. “Durante toda a semana nós estamos fazendo outras ações, inclusive estamos fazendo o curso para capacitar os nossos motociclistas no pátio interno da SMTT. É uma perspectiva interessante porque eles estão nas ruas todos os dias. A gente tem sempre essa preocupação, mas a sociedade precisa também fazer a sua parte”, reforçou.