Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Superintendente da SMTT vai à Câmara Municipal e destaca melhorias no trânsito de Aracaju




05.10.23 23:02

 

Atendendo a um convite da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o superintendente de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Renato Telles, esteve presente nesta quinta-feira, 5, na Casa para esclarecer dúvidas a respeito da mobilidade urbana da capital e ouvir as demandas dos vereadores.

De acordo com Renato, o momento foi uma ótima oportunidade para prestar informações precisas sobre o sistema de transporte público e o trânsito da capital, em especial os corredores de mobilidade e também sobre a licitação do transporte coletivo.

“Tivemos a oportunidade de trazer informações relevantes, a exemplo do processo de licitação do transporte público, que é muito cobrado pela sociedade e pelos próprios vereadores. Informamos, inclusive, que os estudos e análises para a licitação estão dentro do cronograma previsto. Nesse momento, toda a equipe técnica está se debruçando sobre a rede de transportes, as alternativas mais coerentes e o custo de implantação da mesma. O estudo que está sendo feito culminará no edital da licitação do transporte público”, conta.

As faixas exclusivas dos quatro corredores de mobilidade -  Hermes Fontes, Beira Mar, Centro/Jardins e Augusto Franco - foram abordadas pelo superintendente frente aos parlamentares.

“Aproveitamos a ocasião para falar dos corredores de transporte coletivo, apresentar dados com base nos levantamentos feitos pela equipe técnica da SMTT e reforçar os benefícios que as faixas exclusivas trouxeram para o transporte. Há uma redução significativa no tempo de viagem dos ônibus e isso é um grande avanço para a mobilidade. A população demonstra satisfação com os corredores, tanto que já recebemos solicitações de mais corredores de mobilidade em Aracaju”, ressalta Renato.

As campanhas educativas desenvolvidas rotineiramente pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT também foram destacadas por Renato Telles, além das ações do planejamento estratégico da Prefeitura de Aracaju, que engloba os semáforos inteligentes, a reforma e construção dos terminais de integração, a construção do Centro de Controle Operacional (CCO) e o projeto de monitoramento da cidade.

“A SMTT realiza todos os dias ações educativas em vários pontos da cidade, chamando a atenção da população para a importância de condutas responsáveis no trânsito para evitar sinistros e salvar vidas. São ações em ruas, nas escolas e palestras em diversos estabelecimentos. É um trabalho rotineiro e, aliado a isso, temos diversos projetos em andamento em prol da mobilidade, a exemplo do CCO, do monitoramento em tempo real das vias da capital e dos terminais de integração”, conclui o superintendente.

Vereadores


O vereador Breno Garibalde, que também é presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Tecnologia, Segurança, Administração, Transportes e Comércio da CMA, almeja que as respostas dadas pela SMTT de Aracaju às demandas dos parlamentares sejam cada vez mais frequentes.

“É isso que a população espera, visto que estamos representando o povo, que envia as demandas  esta Casa intermedia. A maneira como a SMTT enxerga a mobilidade urbana é um fator importante, visto que devemos entender esse processo como um todo, não apenas no quesito trânsito, mas também no tocante às condições das calçadas, das ciclovias, transporte público, entre outros fatores ”, declara.

Segundo o vereador Antônio Bittencourt, a avaliação da interação mantida pelo superintendente da SMTT com os vereadores é positiva. “Primeiro, é necessário manter uma interlocução entre os poderes executivo e legislativo, em especial, a SMTT, que trata de uma demanda que é cada vez mais cobrada pela população, já que engloba o transporte público. O superintendente demonstrou pleno conhecimento das questões abordadas na sessão e não se furtou a tratar de nenhum tema, embora reconheça as problemáticas que envolvem essa pauta, tão comum em todo o país”, afirma.

Em concordância, o vereador Vinícius Porto salienta que a chegada de Renato Telles à CMA ocorreu por vontade própria, para responder questionamentos dos demais vereadores.
“Uma série de questionamentos foram feitos pelos vereadores e todos foram devidamente respondidos, sejam críticas ou elogios. Registramos a visita desse gestor pela terceira vez nesta Casa este ano, sendo ele o que mais esteve presente na CMA, comparado a outros gestores municipais”, disse.

Contatos

banner-fala-cidadao3