Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Seis meses após nova circulação, moradores da Nestor Sampaio reconhecem benefícios




10.03.22 12:15

 

"Eu acho que melhorou muito. Essa avenida era muito estreita para ser mão dupla, então o trânsito está fluindo muito melhor agora", elogia o aposentado Ney Ribeiro, morador da avenida Padre Nestor Sampaio, seis meses após a implementação da mudança de circulação proposta pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). 

 

 

Desde agosto de 2021, a avenida Padre Nestor Sampaio tem sentido único de circulação em direção à avenida Augusto Franco; já o tráfego na Nelson Hungria ocorre apenas sentido avenida Hermes Fontes; e a rua Abgail Ferreira Araújo Ramos também somente sentido Hermes Fontes. 

 

 

O comerciante Moisés Santos concorda que a reorganização do tráfego foi positiva para a região. "A mudança da via não foi negativa, pelo contrário, os clientes do meu salão gostaram, acharam até melhor. Não tivemos queda no movimento por conta do trânsito. Observamos uma queda no movimento natural entre os meses de dezembro e fevereiro. Para nosso salão foi uma mudança positiva, os clientes falam até que está mais fácil para estacionar seus veículos", acrescenta.

 

 

A professora e moradora da região Elisângela Vieira destaca os benefícios para os pedestres. "Toda mudança agrada a uns e a outros não, o que é normal, mas para mim a mudança de circulação da avenida Nestor Sampaio para mão única foi bem melhor. O trânsito ficou mais tranquilo, não tem aqueles engarrafamentos de antigamente nos horários de pico e até para atravessar está mais fácil", reconhece.

 

 

O superintendente da SMTT, Renato Telles, ressalta a melhoria do trânsito na região, após a mudança. “Historicamente, nessas avenidas havia engarrafamentos, sobretudo nos horários de pico, além da falta de segurança não só para os condutores, mas como para os pedestres. O sentido único nessas vias foi planejado para oferecer mais segurança e mobilidade para todos e os benefícios são reais”, afirma Renato.

 

 

Melhoria do faturamento

 

A mudança no trânsito da região não afetou o comércio local voltado para o setor de serviço. Pelo contrário. De acordo com dados da Secretaria da Fazenda de Aracaju (Semfaz), houve um crescimento de 27,4% no faturamento das empresas deste nicho entre os anos de 2020 e 2021. 

 

 

Entre os meses de janeiro a julho de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020, foi registrado um crescimento no faturamento das empresas de prestação de serviço em 9,02%. Já quando comparado ao período de agosto a dezembro de 2021 ao mesmo período de 2020, há um crescimento de 45,2%.

 

 

"As empresas prestadoras de serviços localizadas na Nestor Sampaio apresentaram, após a mudança de sentido de tráfego da rua, um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que, no mínimo, demonstra que não houve influência negativa no faturamento desse setor com a mudança realizada na região. Comparando o período de agosto a dezembro de 2021 com o mesmo período de 2019, o crescimento é de 49,39%", afirma o secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos. 

 

 

Outro dado apresentando pela Semfaz é referente ao número de empresas formalizadas naquela região. Em 2019 havia 147 empresas formais na avenida Nestor Sampaio, e em 2022 esse número aumentou para 152.


Contatos

banner-fala-cidadao3