Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Mais de 1 mil metros de cabos foram furtados dos semáforos de Aracaju este ano




07.02.22 19:57


Dois cruzamentos semafóricos de Aracaju ficaram sem funcionar na manhã desta segunda-feira, dia 07, devido ao furto de cabos. As ocorrências foram registradas na avenida José da Silva Ribeiro Filho, no bairro Siqueira Campos, e no cruzamento da avenida Tancredo Neves com a rua João Géniton da Costa, no Jabotiana, somando mais de 200 metros de cabos furtados.


A equipe semafórica da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) esteve nos dois locais para efetuar as substituições dos cabos para o restabelecimento dos equipamentos. Além dessas ocorrências, recentemente, a SMTT também registrou o furto de mais 200 metros de cabos dos semáforos do cruzamento da avenida Desembargador Maynard com a rua Acre e outro furto na avenida Alcides Fontes, no bairro José Conrado de Araújo.


Para se ter ideia, este ano, mais de 1 mil metros de cabos já foram furtados dos semáforos de Aracaju, causando danos aos equipamentos, prejuízos à mobilidade urbana e aos cofres públicos. O furto de cabos dos semáforos é considerado crime contra o patrimônio público, por isso a SMTT tem atuado em conjunto com a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) para inibir essa prática, como explica o superintendente Renato Telles.


“Temos reforçado com concreto as estruturas das caixas dos semáforos para dificultar o acesso a elas e mesmo assim, este ano já precisamos fazer a reposição de mais de 1.000 metros de cabos dos semáforos. Além dos prejuízos causados à mobilidade urbana pelo tempo que o semáforo fica sem funcionar e os prejuízos financeiros, o furto de cabos é considerado um crime contra o patrimônio público. Por isso, a população também pode ajudar nesse trabalho acionando a GMA, pelo 153, ou a PM pelo 190, sempre que presenciar alguma pessoa mexendo nos semáforos da cidade sem o fardamento da SMTT”, declara. Quando os semáforos ficam inoperantes, agentes de trânsito se deslocam até o local para organizar o fluxo de veículos.


Denúncia
O Subinspetor Fernando Mendonça, diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), relembrou um caso em que o cidadão foi preso em flagrante tentando roubar a fiação de um semáforo na avenida Beira Mar e reforça o pedido para que as pessoas denunciem essa prática.


“A Guarda tem acompanhado e monitorado os locais com maior incidência de furtos de cabos dos semáforos. Um bom exemplo disso foi uma prisão executada por quatro guardas municipais que flagraram um cidadão tentando furtar os cabos de um semáforo localizado na avenida Beira Mar. Como esse é um crime que costuma acontecer durante a noite e é difícil de ser identificado pois a fiação geralmente fica no chão, mais perto da calçada, pedimos que as pessoas que presenciarem essa prática nos acionem através do 153 ou do nosso whatsapp no (79) 98166-7790”, disse.




Contatos

banner-fala-cidadao3