Open Source Sofware

Busca

Trânsito

População aprova mudanças anunciadas para o trânsito da Nestor Sampaio e Nelson Hungria




07.07.21 14:54

 

Após a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), anunciar a implementação de um novo projeto de circulação da avenida Padre Nestor Sampaio, da rua Ministro Nelson Hungria e vias próximas, a comunidade local e quem passa pela região recebeu bem a notícia da mudança.

A professora Patrícia Tavares, que mora na localidade, ficou feliz com a notícia. “Com o passar dos anos, a Nestor Sampaio tornou-se uma avenida perigosa, especialmente para pedestres. A mudança de sentido duplo para único vai melhorar a vida da gente”, declarou.

Nos últimos anos, foram vários pedidos registrados para que o trânsito nesta área recebesse melhorias. A equipe técnica do órgão elaborou um projeto de nova circulação pelas vias, divulgado nesta segunda-feira (5). “Temos presenciado muitos acidentes na Nestor Sampaio, ultimamente. Acredito que essa mudança vai preservar vidas”, disse o segurança José Carlos dos Santos.    

Além de proporcionar maior segurança viária a quem transita pela Nestor Sampaio, Nelson Hungria e ruas adjacentes, o projeto de nova circulação desenvolvido pela gestão municipal visa a maior fluidez de veículos.

A dona de casa Alice Carvalho, que vive na região, vibrou quando soube que as vias passarão a ter sentido único. “O trânsito está muito complicado, principalmente, nos horários de pico. E tenho certeza que as mudanças vão facilitar a vida de todos”, opinou.   

Mas não são apenas os moradores que têm se mostrado satisfeitos com o projeto de nova circulação: quem trabalha na região também aprova as alterações no trânsito. É o caso da operadora de caixa Stefany Oliveira.

“Achei a ideia ótima, pois é difícil atravessar a Nestor Sampaio com segurança, vejo muitas pessoas idosas com dificuldades. E também já presenciei muitos acidentes. Então, espero que dê certo”, contou.

O superintendente da SMTT, Renato Telles, explica que a avenida Nestor Sampaio consolidou-se como uma das mais movimentadas da zona Sul nos últimos anos, o que demandou um novo planejamento para a mobilidade urbana.

“Além da presença significativa de estabelecimentos comerciais e de serviços, houve uma forte expansão imobiliária na região, aumentando as áreas de conflitos de circulação, não só na Nestor Sampaio, como na Nelson Hungria e ruas próximas. Desenvolvemos, minuciosamente, esse estudo e começamos a colocá-lo em prática para reduzir os engarrafamentos, dar mais fluidez ao trânsito e prevenir acidentes”, explicou.  

O superintendente afirma ainda que a alteração começará a valer somente depois que toda a nova sinalização for feita e instalada. “Começamos a pré-marcar a Nestor Sampaio e daremos início à pintura das novas sinalizações. Quando as vias estiverem devidamente sinalizadas, a população será comunicada antecipadamente e a mudança passará a valer”, disse Renato.

Sobre a mudança


O projeto de nova circulação que está sendo implantado pela SMTT contempla, principalmente, a avenida Padre Nestor Sampaio e as ruas Ministro Nelson Hungria e Abigail Ferreira Araújo Ramos, que passarão a ter sentido único, beneficiando a mobilidade urbana na localidade.

Além disso, haverá a inversão de sentido na rua Sinézia Barreto, localizada no bairro Ponto Novo, e a instalação de um cruzamento semafórico na rua Francisco de Assis Delmondes, que permitirá o acesso à avenida Augusto Franco nos dois sentidos. Contudo, vale ressaltar que a mudança de circulação não será imediata, ocorrendo somente após a finalização da implantação das novas sinalizações.

Essas novas regras de circulação integram o Projeto de Mobilidade Urbana de Aracaju, que requalificou os quatro principais corredores de transporte da cidade: Hermes Fontes, Augusto Franco, Beira Mar e Centro/Jardins. Juntos, eles somaram cerca de R$ 45 milhões em investimentos e resultaram na revitalização completa de dezenas de quilômetros de malha viária urbana.

Entenda a nova circulação
Com as mudanças, o tráfego na avenida Nestor Sampaio será possível apenas no sentido avenida Augusto Franco. Já o fluxo de veículos na rua Nelson Hungria terá direcionamento único com sentido à avenida Hermes Fontes. O trânsito na região será facilitado com a criação de um binário entre a Nestor Sampaio e Nelson Hungria.

De acordo com projeção da equipe técnica da SMTT, o binário vai possibilitar um melhor escoamento dos veículos que hoje se acumulam no entorno da rotatória da avenida Hermes Fontes, próximo à Unidade Básica de Saúde Sinhazinha. Além disso, as mudanças vão permitir uma otimização da sincronia dos semáforos das vias e a redução no tempo de espera do condutor.

A rua Sinézia Barreto passará por uma inversão de sentido em direção à rua Francisco de Assis Delmondes, onde será instalado um cruzamento semaforizado, que permitirá o acesso aos dois sentidos da avenida Augusto Franco. Quando as alterações começarem a valer, agentes da SMTT ficarão em pontos estratégicos para orientar os condutores durante o período de adaptação.

Contatos

banner-fala-cidadao3