Open Source Sofware

Busca

Trânsito

População aprova distribuição de máscaras nos terminais de integração de Aracaju




02.07.21 16:27

 

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), tem adotado desde o início da pandemia do novo coronavírus diversas medidas para evitar a proliferação do vírus no sistema de transporte público da região metropolitana, dentre as quais a distribuição de máscaras nos terminais de integração.

Seguindo uma programação, a distribuição do equipamento de proteção vem sendo feita constantemente pelo órgão municipal. Esta semana, por exemplo, foram entregues nos terminais Zona Oeste, Maracaju e Centro.

O objetivo principal da campanha é reforçar para os usuários do sistema a importância do uso da máscara e a medida tem a aprovação da população que utiliza o serviço, como afirma a aposentada Nara Souza.

“Eu acho uma ação muito importante porque muitas pessoas, infelizmente, ainda esquecem as máscaras em casa. Então com a distribuição nos terminais, elas não tem outra desculpa para não usar máscara”, disse.

A vendedora Maria Eliane também aprova a iniciativa da SMTT. “Isso mostra que a Prefeitura está se preocupando com as pessoas que utilizam ônibus e com os nossos familiares, que estão em casa. A iniciativa é bem-vinda”, declara.

Além da distribuição de máscaras, há em todos os terminais de integração da cidade colaboradores fazendo a medição da temperatura e borrifando álcool 70% nas mãos dos usuários do transporte.

O superintendente da SMTT, Renato Telles, ressalta que o órgão vem adotando medidas no transporte coletivo de combate ao coronavírus e o Município segue avançando na vacinação da população, porém, os cuidados diários devem ser mantidos.

“Continuaremos com as ações de combate ao novo coronavírus no transporte público e fazendo a distribuição de máscaras nos terminais, mas precisamos reforçar que os cuidados básicos, como o uso da máscara e a higienização correta das mãos devem continuar e permanecem sendo muito importante para evitar a contaminação. Inclusive, quem também já foi vacinado deve continuar usando máscara”, alerta.

Outras medidas
Desde os primeiros registros de covid-19 em Aracaju, a SMTT está adotando medidas para prevenir a disseminação do vírus no transporte coletivo, como a disponibilização de álcool em gel nas entrada dos terminais de integração; limpeza e higienização dos ônibus em balaústre, corrimão, assentos e outros itens em que haja contato dos passageiros, nas garagens e no intervalo de repouso quando os veículos estiverem em operação.

O órgão também tem orientado para pagamento preferencial através de cartão eletrônico de transporte Mais Aracaju, evitando manuseio de dinheiro; contratado colaboradores para borrifar álcool nas mãos dos usuários, fazer a medição de temperatura e orientar os usuários sobre a importância do distanciamento; e disponibilizado pias móveis nos terminais com sabão líquido, bem como cartazes afixados com orientação sobre a forma de lavagem correta das mãos.

Além disso, promoveu escalonamento dos horários de abertura e fechamento dos estabelecimentos para fragmentar o volume de passageiros nos ônibus; a ampliação temporária do Terminal do Mercado; a vacinação de todos os rodoviários do sistema de transporte coletivo;  edesinfecção diária dos terminais de integração, em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Contatos

banner-fala-cidadao3