Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Prefeitura segue com campanha sobre uso de máscaras no transporte público




08.05.20 13:31

 

Iniciada no final de abril pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), a campanha educativa sobre a importância do uso de máscaras no transporte público continua nos seis terminais de integração da capital. Na manhã desta sexta-feira, 8, equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) reforçaram que o uso é obrigatório e entregaram uma máscara reutilizável para quem ainda não tinha.


Foram adquiridas 50 mil máscaras reutilizáveis pela administração municipal para distribuição entre usuários do transporte coletivo. Além da entrega do insumo e da mensagem de conscientização sobre a necessidade de seu uso constante em espaços públicos durante a pandemia do novo coronavírus, servidores da SMTT levaram orientações às pessoas de como higienizá-las adequadamente.


A auxiliar de serviços gerais Iraildes Santos estava usando sua própria máscara no Terminal do Dia nesta manhã, mas elogiou a ação da Prefeitura. "A gente sabe que muitas pessoas não têm condições de ter uma e recebendo assim, de forma gratuita, elas estão se preservando", disse. Cristiane Lima, que é colega de trabalho de Iraildes e a acompanhava no terminal, concordou. "Com essa ação, as pessoas não têm mais desculpas para não se proteger e proteger os outros", opinou.


De fato, apesar de ser considerada um Equipamento de Proteção Individual (EPI), a máscara é indicada pelos especialistas em saúde para reduzir o risco coletivo de contágio pelo novo coronavírus. Ao usá-la, a pessoa protege o outro e só está protegida se o outro fizer o mesmo. O pedreiro Cleverton de Jesus já entendeu bem essa dinâmica. "Não adianta eu usar e outras pessoas no ônibus não estiverem usando. Todo mundo precisa fazer sua parte", comentou, enquanto esperava o ônibus.


O superintendente da SMTT, Renato Telles, disse que a campanha educativa tem sido um sucesso. "Esta foi a quarta ação da campanha e a diferença que percebemos nos terminais, quando comparamos com a primeira, é imensa: a maioria das pessoas já usa a máscara e entende a importância de usá-la nos espaços públicos, conforme orientam os decretos do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju. Mesmo assim, seguiremos com a campanha, frequentemente, para reforçar a mensagem de conscientização entre a população e estimular as pessoas a se manterem protegidas", afirmou.


Outras ações


Além da campanha educativa, desde a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Aracaju, a SMTT vem tomando providências para garantir a proteção de usuários do serviço de transporte público: determinou que as empresas adotassem um rigoroso esquema de higienização dos veículos, instalou recipientes com álcool em gel em todos os terminais para o uso dos passageiros e orientou fiscais em terminais a organizar o embarque de pessoas nos ônibus para evitar aglomerações.

Contatos

banner-fala-cidadao3