Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Música, alegria e conscientização na primeira ação educativa da SMTT com foco no Carnaval




19.02.19 16:34

“Você pensa que cachaça é água, cachaça não é água não. Cachaça vem do alambique e a água vem do ribeirão”. A clássica marchinha de Carnaval, composta por Marinósio Trigueiro nos anos 40 faz, sucesso até hoje. Mas, embaladas pelo clima festivo, muitas pessoas ainda insistem em misturar álcool com direção, o que é um risco para todos. Por isso, para alertar sobre os perigos dessa combinação, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), colocou seu bloco educativo na rua na manhã desta terça-feira, 19.

A ação foi realizada no Terminal de Integração da Zona Oeste (Rodoviária Nova) e é o pontapé inicial de uma programação que segue até o dia 1° de março. Todas as atividades têm foco no Carnaval 2019 e são conduzidas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT. O assunto é sério, mas abordado com alegria: músicas, fantasias e alegorias foram pensadas especialmente para o trabalho da equipe neste período. O objetivo é chamar a atenção da população para os riscos no trânsito, que aumentam com a proximidade das festas.

Segundo a supervisora de trânsito Heloísa Rezende, que faz parte da CET, o número de acidentes tende a aumentar no Carnaval. “O desrespeito às Leis pode acabar com qualquer folia. Por isso, estamos nas ruas da cidade levando uma mensagem de conscientização à população, especialmente no que diz respeito à ingestão de bebidas alcoólicas por condutores. Mas não só isso: reforçamos junto aos pedestres a importância da travessia segura e também alertamos para o risco do uso do celular nas vias”, explica.

Quem estava no terminal, aprovou a ação. A auxiliar de enfermagem Luciana Bernardino esperava o ônibus com o filho de cinco anos e disse que adorou a iniciativa. “O pessoal já chegou com muita alegria, cantando e dançando. Conversaram com a gente e deram muitas informações importantes, inclusive, alertando para os cuidados quando a gente for atravessar a rua”, relata. “Isso é muito importante, pois cada um de nós precisa fazer sua parte para acabar com tantas mortes no trânsito”, reconhece Luciana.

A primeira atividade da programação educativa da SMTT com foco no Carnaval 2019 contou também com a participação de acadêmicos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). São estudantes que cursam a disciplina ‘Prevenção de Acidentes de Trânsito e Suporte Básico de Vida’, como Micaela Xavier, que estuda Geologia. “Foi uma experiência maravilhosa. Muito legal conversar com as pessoas sobre conscientização no trânsito, reforçar que elas precisam tomar cuidado, seja como pedestres ou condutores. A receptividade foi incrível e quero vir mais vezes”, conta.

Confira abaixo a programação completa:


20/02 (quarta-feira)
Horário: 6h30
Local: Terminal DIA (semáforos laterais)

21/02 (quinta-feira)
Horário: 6h30
Local: Avenida Tancredo Neves (próximo à Maracar)

22/02 (sexta-feira)
Horário: 6h30
Local: Avenida José Carlos da Silva (antiga Heráclito Rolemberg) – próximo à ponte do São Conrado

26/02 (terça-feira)
Horário: 16h30
Local: Avenida Beira Mar (próximo ao Mirante da 13 de Julho)

27/02 (quarta-feira)
Horário: 17h
Local: Estacionamento da Unit – Campus Farolândia

28/02 (quinta-feira)
Horário: 18h)
Local: Passarela do Caranguejo (Atalaia)

01/03 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Avenida Carlos Firpo (próximo ao restaurante popular Padre Pedro)

Contatos

banner-fala-cidadao3