Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Aracajuanos participam da Semana Nacional do Trânsito




26.09.18 18:01

Passeio Ciclístico (Foto: Marco Vieira)

Envolver a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade urbana. Foi este o objetivo da Semana Nacional do Trânsito (SNT - 2018), realizada entre os dias 18 e 25 de setembro. A Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Transito (SMTT), realizou uma série de ações, entre palestras e atividades educativas. O tema da campanha deste ano foi “Nós Somos o Trânsito”.


A programação começou oficialmente no dia 18 e terminou nesta terça-feira, 25. O superintendente da SMTT, Renato Telles, destacou a adesão dos aracajuanos à Semana Nacional do Trânsito. “A semana foi bastante positiva, pois contamos com a participação da sociedade. Notamos isso nos comentários, depoimentos e na receptividade ao longo das ações. Esse apoio ocorreu no Passeio Ciclístico, na Rua Viva, nas ações feitas nos semáforos, nas faixas de pedestres, nas escolas e shoppings. A adesão da população foi muito significativa”, destacou.



As ações educativas são desenvolvidas durante todo o ano, mas na SNT elas são intensificadas. A comerciante Helena Oliveira presenciou umas das ações em uma faixa de pedestre e ficou feliz com a iniciativa. “Essas ações são necessárias, pois ajudam a conscientizar as pessoas sobre o respeito que deve ter ao outro. Muitos motoristas não obedecem à legislação de trânsito. Alguns não entendem que o pedestre também tem vez. Precisamos de um trânsito mais seguro”, alertou.


Passeio Ciclístico


Como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, ocorreu o Passeio Ciclístico da Primavera. O evento atraiu mais de mil pessoas, entre ciclistas profissionais e amadores. A concentração foi em um dos pontos históricos da capital sergipana, a Colina do Santo Antônio. A brincadeira começou na avenida João Ribeiro e terminou no Parque Augusto Franco, conhecido como Sementeira. Foram mais de 11 km de percurso.


Dia Mundial Sem Carro



Outra atividade que também chamou a atenção foi o Dia Mundial Sem Carro. Quem passou pelo Centro da Cidade, no sábado, 22, viu as ruas José do Prado Franco e João Pessoa com mais verde e com menos carro. A iniciativa integrou as atividades da Semana Nacional de Trânsito. “A ideia foi incentivar a redução do número de carros, incentivar as pessoas a optar pela caminhada, em trajetos curtos. No caso de um percurso maior, utilizaria o transporte público”, afirmou o diretor de trânsito da SMTT, Thiago Alcântara.



A aposentada, Luzia da Silva, 66 anos, esteve no Centro da Cidade no Dia Mundial Sem Carro. Para ela, a iniciativa deveria se estender para outros períodos do ano. “Eu achei uma maravilha caminhar sem precisar me preocupar com os carros. Queria que esse dia não acabasse nunca. Acho importante e gostaria que fosse sempre assim. As pessoas poderiam colaborar mais para diminuir os acidentes. Na verdade, deveriam usar mais a bicicleta”, colocou.





Contatos

banner-fala-cidadao3