Open Source Sofware

Busca

Trânsito

SMTT comemora Dia Mundial Sem Carro no Centro da cidade




23.09.18 15:15

Fotos: Felipe Ellen

O dia amanheceu mais verde e com menos carros no Centro da cidade. Quem passou pelas ruas José do Prado Franco e João Pessoa neste sábado, 22, pode fazer parte das comemorações do Dia Mundial Sem Carro, promovidas pela Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb)

Essas ruas foram transformadas em espaços de paisagismo exclusivo para a circulação de pedestres e ciclistas. Todos os anos, a SMTT promove ações que incentivem a redução do número de carros nas ruas da cidade, substituídos pela caminhada, em trajetos curtos, e pelo transporte público, em trajetos maiores.

Foi um dia de conscientização e teve a aprovação da população que passava pelo local. “Achei uma ideia muito bacana e que chama a atenção das pessoas para a conscientização que deixar o carro em casa contribui não só com meio ambiente, mas proporciona a oportunidade de aproveitar mais os espaços públicos e arborizados da cidade” pontuou a comerciante, Emília Correia.

Quem aprovou e elogiou também a ação foi o pedreiro Márcio Bispo. “Eu sou pedreiro e uso muitas vezes a bicicleta pra ir trabalhar, esta ação contribui para que possamos refletir não só sobre os impactos do meio ambiente, mas sobre o respeito para com os ciclistas e pedestres que também fazem parte do trânsito e merece respeito”, ressaltou.

A ação chamou a atenção não somente dos ciclistas e pedestres que passavam pelo local, mas de motoristas e motociclistas. “Eu sou caminhoneiro há muitos anos e acho importante discutir sobre o aumento significativo de carros nas ruas, principalmente em Aracaju que é uma cidade pequena, é possível sim diminuir o número de carros, tudo é questão de conscientização”, disse, caminhoneiro, João Ranufo.

 

O superintendente da SMTT, Renato Telles, lembra que a ação do Dia Mundial Sem Carro faz parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito. “Essa semana está sendo de trabalho intenso para transformar o trânsito de Aracaju, com mais respeito ao próximo e menos acidentes. Já fizemos ações para incentivar o respeito ao pedestre e à pessoa com deficiência; já falamos sobre a legislação que deve ser respeitada por todos, e agora estamos pedindo que as pessoas tentem, pelo menos um dia, reduzir a quantidade de carros nas nossas ruas”, pediu.

 

Semana Nacional de Trânsito

 

A Semana Nacional de Trânsito (SNT 2018) começou na última terça-feira, 18, e a programação segue até a próxima terça, 25. Neste domingo, 23, a programação dará as boas-vindas à nova estação com o Passeio Ciclístico da Primavera, com concentração às 7 horas, na Colina do Santo Antônio.

 

Contatos

banner-fala-cidadao3