Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Agentes de trânsito atualizam conhecimentos sobre pilotagem segura




04.05.16 18:48

Com foco na redução dos acidentes envolvendo motociclistas e em consonância com as atividades da IV Semana Municipal de Trânsito, a Superintendência de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) promoveu uma palestra sobre pilotagem segura, na tarde desta terça-feira, 03, no auditório. Os agentes que trabalham com as motonetas do órgão eram o público-alvo da palestra ministrada pelo inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Edson Luiz Lino Molinari.


Na oportunidade, o inspetor destacou algumas situações adversas que oferecem riscos aos motociclistas, dentre elas a chuva, o período noturno, os buracos e ondulações da via e elementos que geram perigo de derrapagem, como areia e óleo.


Num ponto alto da palestra, foram citados os itens fundamentais para uma frenagem segura, não só para os agentes de trânsito que trabalham com motos (mikes), mas também para o cidadão que possui uma motocicleta como meio de transporte ou lazer: estado e calibragem dos pneus, estado e ajuste do sistema de freios e as habilidades e conhecimento do piloto sobre as técnicas de frenagem.


Segundo o inspetor da PRF Edson Luiz Lino Molinari, a palestra é o momento de atualizar conhecimentos e rever técnicas. “Esse momento de parada é muito importante para os motociclistas, que devem sempre refletir ações diárias e aperfeiçoar técnicas. A moto é um veículo com o equilíbrio muito dinâmico, muda todo dia, de acordo com as condições do pneu, o peso e a via. Uma tendência de quem usa moto é uma hora começar a subestimar sua segurança, o motociclista acredita que por nunca ter sofrido um acidente com ele, não vai acontecer mais. Mas é quando começamos a ganhar essa autoconfiança que o perigo está ainda maior”, explicou.


Para o coordenador de Trânsito da SMTT Cap José Luiz, o agente de trânsito necessita de um treinamento ainda maior que os outros condutores. “A sociedade esquece que o agente de trânsito também é um ser humano e precisa de um treinamento ainda maior para atender da melhor forma possível as adversidades da profissão. Pilotar uma motocicleta é uma tarefa complicada, requer técnicas para evitar acidentes e um conhecimento específico. O agente e o policial que trabalham com a moto devem estar mais cientes e treinados que os demais pilotos, em virtude das ações que realizam e das ocorrências. Essas técnicas também são levadas para a pilotagem de seus veículos particulares e para a população por meio da conscientização”, concluiu o coordenador.

Contatos

banner-fala-cidadao3