Open Source Sofware

Busca

Trânsito

IV Semana Municipal de Trânsito: solenidade de abertura acontece no EMEF Presidente Vargas




02.05.16 21:52

 

Fotos - ASCOM SMTT

A campanha Maio Amarelo começou cheia de energia. A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) promoveu na manhã desta segunda-feira, 2, uma cerimônia de abertura da IV Semana Municipal de Trânsito, em comemoração à campanha. O momento envolveu uma série de atividades, como palestras, premiações aos destaques de 2015, conscientização e educação no trânsito para condutores e pedestres e apresentação dos novos agentes convocados para compor o quadro do órgão.


O prefeito em exercício, 
José Carlos Machado participou da abertura juntamente com a Secretária Municipal da Defesa Social e Cidadania Georlize Teles, representantes da Policia Rodoviária Federal (PRF) e entidades parceiras.

 

Para a Coordenadora de Educação da SMTT, Selma Dantas, as ações da IV Semana Municipal de Trânsito servem como uma prévia da semana nacional, que acontecerá em Setembro. "A semana municipal se parece muito com a nacional. Ambas são repletas de ações de conscientização. Escolhemos esse mês para a realização da semana municipal em comemoração ao Maio Amarelo, que é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Teremos vários comandos educativos durante a semana, envolvendo vários órgãos e com a intenção de mostrar para a sociedade a importância da redução dos índices. Queremos mostrar para a população que se cada um fizer a sua parte, teremos um trânsito muito mais humano e gentil", conclui Selma.


O superintendente municipal de Transportes e Trânsito Nelson Felipe, espera que as ações da IV Semana Municipal de Trânsito tenham uma divulgação maior a cada ano, e ressalta a importância destas ações educativas para diminuir o número de mortes no trânsito. "A ideia é superar a edição anterior. Esperamos levar as informações a um número cada vez maior de pessoas, com a ajuda da imprensa e dos órgãos que estão nos apoiando. Temos notado uma maior participação desses grupos e a expectativa é que consiga mais visibilidade do que nas edições anteriores. Realizamos um trabalho contínuo, não apenas nas semanas municipal e nacional de Trânsito, buscando sempre diminuir os acidentes e os óbitos na nossa capital", diz Nelson.


Um dos pontos altos da cerimônia foi a homenagem ao senhor Manoel Batista, que perdeu o filho em um acidente de trânsito. "Eu acho muito importante ações como esta porque nos ensina a respeitar os outros condutores e a termos um modo de condução mais respeitoso e seguro", diz Manoel. Ele ainda fala sobre sua perda. “Hoje sei como varias famílias se sentem ao perder um filho (a). Se cada um fizer a sua parte para tornar o trânsito mais seguro, teremos menos mortes ao volante”, completou.


Comando Educativo

 

No período da tarde foi realizado um comando educativo no cruzamento entre as avenidas Francisco Porto e Anísio Azevedo. Os condutores, ciclistas e motociclistas que passaram pelo local foram abordados pela equipe de educação da SMTT, que tratou de temas como o respeito à velocidade máxima permitida na via, uso do cinto de segurança por todos os passageiros do veículo e respeito ao ciclista e ao pedestre. O grupo ‘Os cones’ de teatro da SMTT se apresentou e buscou a conscientização de forma lúdica.

 

A programação da III Semana Municipal de Trânsito ‘ Mais Consciência menos Acidentes’ prossegue durante toda a semana com diversas atividades. Amanhã, 3, o superintendente Nelson Felipe irá ocupar a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Vereadores para falar sobre trânsito.

Contatos

banner-fala-cidadao3