Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Superintendente discute plano de ações para redução dos índices de acidentes




28.11.15 16:12

Fotos Ascom/SMTT

Na tarde desta quinta-feira, 27, o Superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Nelson Felipe, recebeu a apoiadora do projeto ‘Vida no Trânsito’ e integrante do Ministério Público de Belo Horizonte, Ane Marieli. O encontro aconteceu no auditório do órgão e tinha a intenção de apresentar as ações realizadas pelo município para o cumprimento da meta estabelecida na Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), da Organização Mundial de Saúde (OMS).


Essas reuniões de monitoramento de ações acontecem a cada três meses, para acompanhar os projetos realizados e estabelecer metas para os próximos meses. Na oportunidade, o comitê gestor do projeto apresentou à apoiadora as ações desenvolvidas entre os órgãos da gestão municipal e estadual para a redução de acidentes e os processos de unificação de dados, através da criação de uma lista única de dados estatísticos, a partir dos índices de acidentes registrados pela SMTT, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Saúde e Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran).


Também foi apresentada uma proposta de qualificação dos dados, onde cada caso registrado pelos órgãos é analisado separadamente para evitar duplicidades e eventuais erros.


A apoiadora do projeto ‘Vida no Trânsito’, Ane Marieli, explica que as reuniões e os dados obtidos permitem a elaboração de relatórios e a análise das causas desses acidentes. “As reuniões trimestrais permitem a avaliação do que tem sido feito e elaboração de relatórios a partir dos dados obtidos e pela qualificação desses dados nós podemos criar perfis de cada região com acidentes mais comuns e a partir daí a criação políticas públicas eficazes que possibilitem o cumprimento da meta estabelecida pela OMS.


Essas reuniões também visam criar um plano de ações para 2016, onde dois fatores serão priorizados, a velocidade excessiva ou inadequada e a associação de bebida e direção”, explicou.


O superintendente da SMTT, Nelson Felipe, diz que a unificação dos dados relativos a acidentes de trânsito permite a criação de uma estatística mais confiável. “Todos os responsáveis pelo trânsito e pela saúde reúnem os dados obtidos e analisam caso a caso, a partir daí é possível se ter relatórios mais confiáveis. Com isso, é possível a análise detalhada de cada região e os acidentes que mais acontecem e então a tomada de medidas mais eficazes na redução dos índices e o cumprimento da meta mundial”, disse Nelson.


Presenças


Além do superintendente, Nelson Felipe, e da apoiadora do projeto, Ane Marieli, estiveram presentes na reunião representantes do DPVAT, SEST/SENAT, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes, DETRAN, Secretaria de Estado da Saúde e CIOSP.

Contatos

banner-fala-cidadao3