Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Diretor de planejamento e sistemas da SMTT reúne-se com pesquisadores da UFS




27.11.15 11:30

Foto - ASCOM SMTT

O diretor de planejamento e sistemas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Francisco Navarro, reuniu-se com pesquisadores da área de computação da Universidade Federal de Sergipe e com o assessor do Ministro de Transportes da Colômbia, Luis Felipe Quintero. A reunião aconteceu no departamento de Ciência da Computação da Universidade, na tarde desta quinta-feira, 26.


O foco da reunião foi o compartilhamento de ideias e experiências relativas a projetos de transportes urbanos, levando em consideração o crescimento populacional e uma proposta de criação de uma base de dados abertos para Instituto de Tecnologia Social (ITS) em Cidades Inteligentes.



O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da computação/UFS, Professor Doutor Rogério Chagas Nascimento, convidou os representantes da Superintendência para uma maior interação com a universidade. “Nós temos 125 alunos de mestrado, desses 40 ainda não definiram o tema de suas teses. Com essa parceria entre o poder público municipal e a Universidade Federal de Sergipe, eles poderão construir teses de mestrado voltadas para os atuais projetos de mobilidade urbana de Aracaju. Por isso, nos colocamos à disposição do diretor de planejamento e sistemas para esse compartilhamento de conhecimento”, comentou.



O assessor do ministro de transportes da Colômbia, Luis Felipe Quintero, cita a importância da participação da universidade no projeto de mobilidade urbana da cidade. "Os governos devem se articular com as universidades. A universidade está no estado e forma profissionais que atuarão no estado. Quando há uma articulação entre o poder público e as universidades, a comunidade acadêmica passa a ter mais conhecimento sobre os estudos e a situação atual da cidade. Os pesquisadores da universidade podem ajudar na melhoria da cidade e na criação de projetos de tecnologia", afirma o assessor.



Na oportunidade, o diretor de Planejamento e Sistemas da SMTT, Francisco Navarro, apresentou o projeto do BRT e o projeto da licitação do transporte público aos membros do Programa de Pós-Graduação em Ciência da computação/UFS e ao assessor. “Eles se mostraram interessados na parte tecnológica dos projetos de mobilidade que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Superintendência. Fiquei honrado com o convite do programa de pós-graduação para uma interação entre o município e a Universidade. Isso nos interessa bastante. Quanto mais pesquisa, melhor”, comemora o diretor.



Presenças



Além do diretor de planejamento e sistemas da SMTT, Francisco Navarro, do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da computação/UFS, Professor Doutor Rogério Chagas Nascimento e do assessor do ministro de transportes da Colômbia, Luis Felipe Quintero, estiveram presentes na reunião os professores André Brito e Kalil Bispo, o chefe do departamento de ciência da computação, Admilson Ribeiro e os mestrandos, Sérgio Barbosa e George Leite.

Contatos

banner-fala-cidadao3