Open Source Sofware

Busca

Trânsito

SMTT orienta condutores como agir em caso de acidentes de trânsito




25.11.15 20:54


A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) tem registrado uma queda no número de acidentes de trânsito em Aracaju, em comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a novembro deste ano, foram 5.145 ocorrências, contra 7.200 em 2014. Atenta aos números, o órgão orienta os condutores de veículos como agir em um acidente de trânsito.

Os agentes têm a função de orientar o trânsito e isolar o local. Já a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) é responsável pelo registro da ocorrência. Cabe à Justiça Volante a mediação do conflito entre os condutores envolvidos.

A coordenadora da Central de Monitoramento da SMTT, a supervisora Kátia Andrade, reforça que a liberação da via é importante para a fluidez do trânsito e para evitar outros acidentes. “Em alguns casos, uma simples colisão gera um acidente grave, porque os condutores não retiraram os veículos da via. Os veículos devem ser direcionados até o acostamento e então as partes podem entrar em acordo ou acionar as autoridades responsáveis. Só em acidentes com vítimas nós isolamos a área para a segurança de todos e para facilitar o trabalho da perícia”, explica Kátia.


Como proceder


Ao se envolver em um acidente sem vítima, o cidadão deve acionar os agentes de trânsito através do Disque Trânsito (118) ou a Justiça Volante, através dos números 9 9988-0101 e 9 9988-0102. Os agentes atuarão na liberação da via e controle do fluxo de veículos. Já a Justiça Volante será responsável pela mediação do conflito e registro da ocorrência na Delegacia de Delitos de Trânsito.


No caso de acidente com vítima, o cidadão envolvido ou interessado, deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e, logo em seguida, entrar em contato com a CPTran através do Centro Integrado de Operações em Segurança pública (190). Os policiais farão o teste de bafômetro com os condutores, o registro da ocorrência na Delegacia de Trânsito e a investigação com os envolvidos. Os agentes de trânsito também são acionados para o isolamento da área e, quando necessário, farão os desvios no trânsito.



Conciliação


Após uma parceria firmada com o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), os agentes de trânsito da SMTT também passarão a atuar como mediadores em acidentes sem vítima. Desde o início do ano, os agentes estão fazendo o curso de mediador na sede do Tribunal e após o estágio supervisionado também atuarão na mediação do conflito entre os envolvidos de um acidente.

Contatos

banner-fala-cidadao3