Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Semana Nacional de Trânsito: palestra educativa é realizada em escola da capital




24.09.15 19:18

 

Foto: Ascom/SMTT

Na manhã desta quinta-feira, 24, a Equipe de Educação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, realizou uma ação educativa para as crianças de uma escola da rede privada de ensino, no bairro Coroa do Meio.

A estudante, Ana Beatriz, de 10 anos, apresentou um trabalho sobre trânsito e cidadania e depois o tema foi debatido de forma mais ampla com o restante da turma, o superintendente, Nelson Felipe e a secretária da Defesa Social, Georlize Teles. Algumas lições de trânsito foram passadas para as crianças, como a importância do uso do cinto de segurança, a travessia na faixa de pedestres e a função das crianças no trânsito da cidade.

 

Segundo Ana Beatriz, o tema discutido a fez pensar o trânsito de outra forma e agora ela orienta os pais na hora de dirigir ou atravessar uma rua. “Não me preocupava com trânsito, somente depois desse trabalho, que fiz com o meu pai, comecei a perceber que é importante pensar no assunto. Agora eu presto mais atenção na hora de atravessar uma rua, sempre uso o cinto de segurança e cobro que meus pais também usem”, disse.

 

De acordo com a diretora da escola, Ednê Cristina de Oliveira, o tema é discutido com os alunos para que sejam cidadãos mais comprometidos com a sua cidade. “Nós já abordamos o tema algumas vezes em sala de aula. Além das noções de cidadania, falar de trânsito também tem a ver com segurança. Elas precisam aprender que é mais seguro atravessar na faixa de pedestres. Elas adoraram a presença dos agentes de trânsito aqui na escola e a palestra do superintendente as fez repensar algumas práticas. Eu acredito que a união do poder público com a escola trará bons frutos”, comenta a diretora.

 

O superintendente, Nelson Felipe, acredita na importância de educar as crianças para a vida no trânsito. “Além de ser importante que aprendam sobre trânsito para evitar que sofram acidentes, as crianças disseminam essa informação. Quando aprendem na escola que não podem andar sem cinto de segurança, elas começam a fiscalizar os próprios pais. Cobranm o uso do cinto. Elas são a nossa esperança. Com elas é possível fazer um trânsito mais gentil e seguro” conclui Nelson.

 

Participaram da ação na escola, a equipe de educação da SMTT, alguns agentes de trânsito, o superintendente, Nelson Felipe, a secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, representantes da Secretária Municipal da Saúde e do Rotary 13 de julho.

 

Contatos

banner-fala-cidadao3