Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Sinalização: Mais de 120 faixas de pedestres são revitalizadas pela SMTT no primeiro semestre




01.07.15 23:10

Foto - Ascom SMTT

A faixa de pedestre garante segurança durante a travessia e deve ser respeitada por todos. Preocupada com os pedestres que circulam pela cidade diariamente, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, já revitalizou mais de 120 faixas, no primeiro semestre deste ano.


De janeiro até junho, 125 faixas foram pintadas pela SMTT, totalizando 30 ruas e 22 avenidas com sinalização horizontal revitalizadas. Assim, diversos bairros da cidade foram contemplados com a revitalização, tais como, Inácio Barbosa, Farolândia, Lamarão, Porto D'Antas e Zona de Expansão.


O desgaste natural do solo, o fluxo diário das vias e obras no asfalto fazem com que o Núcleo de Sinalização da Diretoria de Planejamento e Sistemas da SMTT realize o trabalho de revitalização das faixas de pedestres diária e continuamente. E para que o trânsito não seja comprometido, a pintura é feita no turno da noite com equipe e caminhão próprios do órgão.


Para o chefe da equipe de sinalização da SMTT, Diego Carvalho, o objetivo é aumentar mais esses números até o fim deste ano. “Um total de 125 vias já tiveram sua sinalização horizontal revitalizada, contabilizando uma área total de 3262,5 m². A nossa intenção é manter o ritmo de trabalho e melhorar ainda mais esses números até dezembro”, enfatiza Diego.


Código de Trânsito Brasileiro


A faixa de pedestre é um dos poucos locais de uso comum entre pedestres e veículos, por isso, ela deve ser respeitada tanto por pedestres quanto por condutores. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de dar preferência ao pedestre que se encontre na faixa a ele destinada ou que ainda não tenha concluído a travessia, mesmo que ocorra sinal verde para o veículo, é considerado infração gravíssima, passível de multa no valor de R$ 191,54.


Mesmo sendo prioridade do pedestre, é importante que o condutor redobre a atenção e diminua a velocidade do veículo ao se aproximar de uma faixa sem semáforos, e avalie as condições de segurança no seu entorno antes de conceder a prioridade, evitando acidentes na via.

Contatos

banner-fala-cidadao3