Open Source Sofware

Busca

Trânsito

SMTT intensifica manutenção dos semáforos da cidade




30.06.15 15:19

Intervenção semafórica na av Beira-Mar x Anísio Azevedo. Fotos: Ascom/SMTT


A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, intensificou na última semana, a manutenção dos semáforos da cidade, além de realizar periodicamente a substituição de alguns equipamentos. Com essa medida, o órgão tem o intuito de evitar problemas de funcionamento que causam transtornos para a mobilidade urbana.


Nesse período, a SMTT adquiriu quatro controladores de tempo semafórico e mais de 30 outros dispositivos, entre eles módulos centrais de processamento, fonte, potência e módulo programador portátil. Com a chegada dessa primeira remessa de equipamentos novos, alguns semáforos, que estavam sem funcionar foram substituídos, como na av. Simeão Sobral, próximo ao Terminal do Mercado, no cruzamento da rua Bahia com av. São Paulo e av. Anísio Azevedo com Beira-mar.


Alguns outros semáforos em funcionamento demandam manutenção constante e serão substituídos a partir da próxima semana, como é o caso do semáforo do cruzamento da rua Guilhermino Rezende com rua Cel. Stanley da Silveira, av. Rio Branco, próximo à parada de ônibus e da rua Divina Pastora com rua Capela, na saída do Terminal do Centro. Os equipamentos substituídos serão recuperados pela equipe semafórica da SMTT e poderão voltar a funcionar em situações de emergência.


O chefe da equipe semafórica, Flávio Cruz, explica como é feita a recuperação de equipamentos que apresentam defeitos frequentemente. “Quando é um defeito simples ou nas placas, a gente vai lá e troca. Mas quando o defeito é no controlador, nós precisamos de um tempo maior, então nós precisamos trazer para o órgão. É o que faremos com esses equipamentos. Na próxima semana, realizaremos o reparo e deixaremos pronto para substituir equipamentos que precisem de um reparo mais detalhado”, informa.


Para o assessor de comunicação da SMTT, Flávio Vasconcelos, o que mais prejudica o funcionamento de semáforos é o vandalismo. “Boa parte desses equipamentos são substituídos por atos de vandalismo, seja o furto ou a destruição do equipamento. Quem comete um ato de vandalismo contra um bem público, não está prejudicando apenas o órgão de trânsito, falando especificamente do semáforo, mas prejudica toda uma sociedade. O semáforo não está na via por acaso. É de conhecimento de todos que o semáforo serve para disciplinar o trânsito e preservar vidas. É preciso essa conscientização. Atitudes como essa, podem custar a vida de alguém”, enfatiza o assessor.

Contatos

banner-fala-cidadao3