Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Superintende participa de Sessão Especial sobre Mobilidade Urbana na Câmara dos Vereadores




22.05.15 18:47

 

Foto - ASCOM SMTT

O superintendente de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Nelson Felipe da Silva Filho, participou na manhã desta sexta-feira, 22, da Sessão Especial sobre Mobilidade Urbana, na Câmara Municipal de Aracaju. Durante o debate, foram discutidos assuntos referentes às intervenções viárias, fiscalização eletrônica, educação para o trânsito e a conclusão do Plano de Mobilidade.


Nelson Felipe iniciou a fala na Tribuna, agradecendo o convite dos vereadores para participar da sessão e falou sobre a situação enfrentada pela SMTT nesta sexta-feira. “É com prazer que venho aqui para apresentar os nossos projetos. Hoje, é um dia atípico, por conta dos transtornos causados pela chuva e da alta da maré. Estamos com os agentes de trânsito e equipe de engenharia nas ruas, garantindo o direito de ir e vir dos cidadãos”, falou.


“Também estamos evoluindo na municipalização do trânsito. Atualmente, 14 cidades sergipanas possuem órgão de trânsito e a SMTT de Aracaju está realizando um trabalho de intercâmbio, indo até a alguns municípios para realizar ações educativas e fazer uma troca de experiências”, acrescentou o superintendente avaliando que a questão do trânsito vem sendo ampliada.


Sinalização Viária


Sobre as intervenções nas vias, o superintendente chamou atenção para as mais de 120 vias que tiveram sinalização viária horizontal revitalizada e alertou para a questão dos furtos de placas de sinalização vertical. “Durante os anos de 2013 e 2014, foram instaladas mais de 6 mil placas. Até maio de 2015, instalamos mais 749. Infelizmente, enfrentamos problemas com furtos. Alguns flanelinhas utilizam as placas para burlar a legislação, fazendo com que os condutores cometam infrações de trânsito sem que saiam”, comentou.


Diversas readequações viárias também foram feitas. Com o intuito de tornar o trânsito mais fluido em vias de tráfego intenso, a exemplo, das mudanças de circulação na rua Rafael de Aguiar e Clara Almeida, no Pereira Lobo, canais 4 e 5, no Augusto Franco, e o deslocamento do ponto de ônibus na av Luiz Luz Gonzaga, pois causava retenção próximo ao Shopping RioMar, e alterações no sentido da mão na rua Sergipe, facilitando o acesso as ambulâncias do Samu à base.


Fiscalização Eletrônica


“Com a implantação da nova fiscalização eletrônica, Aracaju terá a maior rede de monitoramento do Nordeste”, salientou Nelson Felipe. Para isso, serão implantados equipamentos para captar avanços semafóricos e excessos de velocidade, que são as maiores causas de mortes no trânsito. O superintendente explicou também que os dispositivos funcionarão com 12 monitores na nova Central de Comando Operacional.


O superintendente comunicou ainda que das 23h às 5h, só funcionarão os redutores de velocidade. “Por questões de segurança, durante esse horário os radares de captação de avanço de sinal serão desligados”, acrescentou e falou sobre a aquisição de 10 painéis de mensagens variáveis, que alertarão os condutores sobre ocorrências nas vias e indicarão rotas alternativas.


Plano de Mobilidade

 

Uma das questões discutidas durante a Sessão Especial foi o Plano de Mobilidade de Aracaju. Segundo o superintendente Nelson Felipe, a discussão desse plano está sendo discutida junto ao Plano Diretor e está em fase de finalização e será enviado para a aprovação e contribuição da Câmara, após isso, será enviado para o Ministério das Cidades.


Demais questões, como educação para o trânsito permanente, a aplicação da Lei dos Ciclomotores e o registro dos veículos de tração animal, foram abordados pelos vereadores. O superintendente disse que todas essas questões já estão sendo discutidas com demais órgãos envolvidos, a exemplo da Emurb, na questão do registro e recolhimento e dos animais que sofrem maus tratos em carroças.


Para finalizar, Nelson Felipe disse que a SMTT é um órgão que busca a igualdade de todos. “Estamos abertos às críticas, sugestões e elogios também. Essa é a nossa prioridade, a mobilidade urbana e o transporte público. O nosso trabalho é pautado na transparência das ações. Estar nessa Casa é muito importante para a nossa gestão, pois temos a possibilidade de mostrar o que está sendo feito e o que ainda pode ser realizado com a parceria dos vereadores e da população”, encerrou.

Contatos

banner-fala-cidadao3