Open Source Sofware

Busca

Trânsito

João Alves discute transporte e mobilidade urbana no Fórum Nacional




19.03.15 21:07

 

Fotos: Sergio Silva

Dentro das constantes políticas de mobilidade urbana desenvolvidas pela atual gestão, o prefeito João Alves Filho realizou a abertura da 85ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, realizada pela Prefeitura de Aracaju em parceria com Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). A abertura oficial do evento aconteceu nesta quinta-feira, 19, e tem como objetivo a interação de projetos relacionados a mobilidade urbana das capitais e a apresentação de propostas para solucionar os problemas com o trânsito.


Consciente da importância da discussão para que haja soluções no que diz respeito a mobilidade urbana, principalmente questões relacionadas ao transporte, o prefeito de Aracaju  destacou que para as cidades, o essencial é ter um bom transporte urbano.


"Em um curto espaço de tempo sediamos dois Fóruns de extrema relevância para o Brasil. O primeiro falando sobre o meio- ambiente e agora para tratar dos assuntos pertinentes a mobilidade urbana, que é de grande importância para as grandes metrópoles e para as cidades de porte médio. Nos últimos anos houve um equívoco de planejamento nacional, onde foi priorizado os transportes individuais. Não sou contra, mas é certo que as cidades não estavam preparadas para receber a quantidade de veículos que estão circulando, causando transtornos no trânsito. Sediarmos um evento como esse é uma prova de que estamos no rumo certo. É um privilégio muito grande recebermos a elite brasileira que é conhecedora sobre transporte público e mobilidade", falou o prefeito.


O secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade, Dario Rais Lopes, falou em nome do Ministério das Cidades em relação aos projetos que serão implantados pela Secretaria e da relevância de um encontro com os secretários.


"Encontros dessa natureza sempre são importantes para trocarmos experiências e por permitir que cidades, que tenham práticas exitosas na área de transportes e na mobilidade, apresentem essas ações, principalmente para identificar problemas com antecedência e assim desenvolver ações conjuntas para mitiga-los. O Ministério tem programas para transporte através do qual financiamos projetos na área de mobilidade urbana. Esse é um momento no qual os diversos entes federados apresentam suas propostas e mostram suas preocupações em relação aos projetos em andamento. Em relação a Aracaju, tomei conhecimento que existem mecanismos de gestão e operação que são bastante interessantes e que podem ser disseminados para cidades de médio porte", concluiu.


De acordo com a secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Costa Teles, Aracaju foi escolhida para sediar o Fórum Nacional por entender que é um tema muito importante e que precisa ser tratado com todos os agentes e técnicos do Brasil. "A troca de experiências fará com que as cidades de médio e grande porte possam avançar no sentido de ter uma mobilidade urbana que permita um convívio harmônico entre o cidadão e seus meios de locomoção", disse Georlize enfatizando ainda que Aracaju é uma das poucas cidades que pensou no plano de mobilidade de modo moderno.

Contatos

banner-fala-cidadao3