Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Prefeito ouve reivindicações de taxistas para coibir o transporte clandestino




05.02.15 20:11

 

Fotos: Ana Lícia Menezes

O prefeito João Alves Filho recebeu na quarta-feira, 4 de fevereiro, na sala de reuniões do Centro Administrativo Prefeito José Aloísio Campos, uma comissão de taxistas que foram convocados pelo Sindicato dos Taxistas (Sintax), para solicitar a aprovação na Câmara Municipal do projeto de lei que combate o transporte irregular de passageiros, além de outras ações, como fiscalização e valorização da categoria, para que a população possa conceber o táxi como um meio de transporte seguro para os usuários . Além de taxistas e representantes do sindicato, a reunião também contou com a participação da secretária da Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, e do superintendente de Transporte e Trânsito da capital, Nelson Felipe.


O vice-presidente do Sintax, Gerson Pereira da Silva, acredita que esse diálogo com o prefeito é importante para que as reivindicações feitas pela categoria possam ser atendidas e sensibilizar os vereadores para aprovarem o projeto de lei. "Para nós o diálogo é muito importante, pois através dele esperamos alcançar nossos objetivos. A presença do prefeito João Alves Filho nesta reunião foi muito importante. Isso demonstra que ele está sensibilizado com as nossas reivindicações. E esperamos com a ajuda dele conseguimos mais intervenções por parte da SMTT na fiscalização dos taxistas de placa cinza, que agem na clandestinidade. E que também haja um entendimento com os parlamentares para que aprovem o projeto de lei onde eles possam onerar um valor de multa para esses taxistas", espera Gerson.


A reunião com o prefeito é apenas uma parte de outros encontros realizados pela gestão municipal, com o intuito de estreitar laços com os taxistas e viabilizar suas reinvindicações. "O diálogo com os taxistas é permanente, a SMTT mantém um diálogo com toda classe, e não só com o sindicato, e pra gente trazê-los aqui para conversar com o prefeito e eles estão colocar suas necessidades para o gestor maior do município, isto é realmente de grande importância, até porque mostra o compromisso que existe entre a Superintendência de Transporte e Trânsito, bem como com a Secretaria de Defesa Social, junto a eles, para que eles assim pudessem externar os seus desejos diante ao prefeito. Todos os dias a SMTT realiza fiscalizações não só em táxis regulares, vendo a documentação e vendo se ele está seguindo o regulamento, mas também, e principalmente ao transporte irregular de passageiros, fazendo inclusive retenções, conduzindo ao pátio e multando aqueles que insistem em praticar essa infração", ressalta o superintendente da SMTT, Nelson Felipe.


Já a secretária da Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, afirma que os taxistas de Aracaju têm o carinho do prefeito e merecem todo esforço feito pela Prefeitura para que suas reivindicações sejam ouvidas e postas em prática. "Acho que é importante a presença do prefeito nesta reunião, que se torna de extrema importância para se estabelecer o diálogo entre a prefeitura de Aracaju e a categoria. A SMTT tem mantido esse diálogo constante, mas a presença do prefeito João Alves Filho, reforça a posição da PMA, em relação à questão da defesa da legalidade sempre. O prefeito demonstra que a legalidade deve ser mantida, o que demonstra também todo apreço e todo respeito que ele tem com a categoria. João Alves tem dito sempre que tem o maior orgulho dos taxistas de Aracaju, porque por onde ele anda, sempre que encontra alguém fora da nossa capital, e quando trata da questão dos táxis, recebe elogios dessa classe trabalhadora pela postura profissional, por isso ele não abre mão dessa categoria", comemora Georlize.


A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) aplica duas penalidades a quem pratica o transporte clandestino. A lei do regida pelo Código de Trânsito Brasileiro (Contran), que obriga o motorista a retirar do veículo todos os passageiros que estão clandestinamente no veículo, e multa de, aproximadamente, R$ 125. E a punição pela lei municipal que prevê a retenção do veículo para regularização e uma multa de aproximadamente R$ 300.

Contatos

banner-fala-cidadao3