Open Source Sofware

Busca

Trânsito

População aprova mudanças no trânsito do bairro Pereira Lobo




14.01.15 15:06

Cruzamento da av Augusto Franco com Edézio Vieira de Melo. Fotos: Ascom/SMTT

Uma das prioridades para a SMTT no ano de 2014, além da renovação da frota do transporte público, foi a melhoria na mobilidade urbana de Aracaju. Uma das grandes intervenções realizada pelo órgão neste quesito aconteceu na rua Rafael de Aguiar. A população aracajuana aprovou a reordenação de fluxo na via, que contribuiu positivamente na rotina dos motoristas que circulam nas regiões.


Em menos de um mês, a mudança realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, já apresenta melhoria na fluidez do trânsito na via. As principais intervenções foram a mudança de circulação na rua Rafael de Aguiar e Clara Almeida, que agora funcionam em sentido único, e a abertura de dois novos cruzamentos na av. Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro) e Gonçalo Rollemberg Leite (Nova Saneamento)


Rafael de Aguiar


Com movimentação intensa, principalmente nos horários de pico, a rua Rafael de Aguiar (Posto Aperipê II) passou a ser mão única no sentido à avenida Dr. Edézio Vieira de Melo e mão única da Desembargador Maynard até a Edézio. Dois novos cruzamentos também foram abertos como opção para os condutores que desejam acessar a avenida Augusto Franco e a Gonçalo Rollemberg Leite.


O superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, explicou que as modificações foram fruto de estudos por parte das diretorias de planejamento e sistemas, trânsito e transportes públicos também. “O que foi feito na região do Pereira Lobo e Suíssa foi pensando em diminuir alguns tempos semafóricos, fazendo com que o trânsito nas avenidas fluíssem. A Rafael de Aguiar não é avenida, é rua. E a Edézio Vieira de Melo, sendo avenida, estava sendo subutilizada, já que os motoristas utilizavam a Rafael de Aguiar para chegar à avenida Augusto Franco e à Saneamento.


Para o professor Gedeon Ramalho, morador do bairro Suíssa a mais de 30 anos, essa mudança foi uma das principais que já aconteceu na região. “Acompanhei muito do crescimento desse bairro. Com o desenvolvimento, as ruas estavam bastante sobrecarregadas. Agora já houve uma melhora grande para nós, que circulamos nessas ruas. Eu não faria nada diferente do que foi feito”, enfatizou.


Demais intervenções


Para o ano de 2015, a SMTT prevê outras intervenções na avenida Augusto Franco, com obras em conclusão. Somado às modificações, as ruas Nestor Sampaio, Ministro Nelson Hungria e Abigail Ferreira Araújo Ramos terão sentido único também. Sendo que, essa etapa do projeto permanece em fase de estudos para verificação da melhor adequação nas vias.


Sobre essas mudanças, o superintendente Nelson Felipe da Silva Filho, adianta que a avenida Augusto Franco será bastante beneficiada, principalmente com a implantação de um corredor do BRT [Bus Rapid Transit] na via. “Haverá um adensamento da região. Possivelmente com a construção de prédios maiores, o movimento na avenida aumente. Por isso essas intervenções na própria via e nas demais ruas são tão importante para o futuro. Quando mudamos o sentido de uma rua, o acesso a ela também precisa ser feito de maneira estudada. Aracaju já é uma cidade de médio porte e temos projetos compatíveis com esse crescimento”, concluiu.

 

Contatos

banner-fala-cidadao3