Open Source Sofware

Busca

Trânsito

SMTT participa de palestra sobre estresse ocupacional




15.10.14 19:21

 

O secretário adjunto da SEMDEC, Arivaldo Barreto, comentou a importância do Núcleo no atendimento aos servidores que passam por situações mais específicas

Na manhã desta quarta-feira, 15, diretores e agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (SEMDEC), participaram de uma palestra sobre estresse ocupacional na sede da Semdec. A ação faz parte de um ciclo de atividades promovidas pelo Núcleo Psicossocial da secretaria com o intuito de humanizar o trabalho do servidor.


O secretário adjunto da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, Arivaldo Barreto, comentou a importância do núcleo. "Buscando um melhor trato psicossocial e a manutenção da saúde mental do servidor, criamos o núcleo para oferecer diversos tipos de atendimento, a exemplo desse ciclo de palestras. Atendemos coletivamente, trabalhando para o fortalecimento das nossas funções. Também ofertamos atendimento individual para aqueles servidores que passam por situações mais específicas", explicou.


A psicóloga palestrante, Aline Rabelo, falou que o estresse ocupacional é a terceira causa de afastamento pelo INSS e a que provoca demora na recuperação do paciente. "Nem sempre o estresse é uma coisa ruim. Ele é uma força que faz com que consigamos realizar uma tarefa, como em casos quando a adrenalina sobe e conseguimos tomar uma decisão. O problema é quando essa carga de energia não passa e a pessoa fica com o nível alto de energia durante muito tempo", esclareceu.


Durante a palestra, a psicóloga mostrou que os fatores que desencadeiam o estresse são chamados estressores e estão distribuídos em três pontos: sociais, organizacionais e intrapsiquicos. O estresse ocupacional é definido como as somas das respostas físicas e mentais com reações fisiológicas. E apontou para a necessidade de um espaço institucional onde os membros de um setor podem conversar entre si, instituindo uma reunião para falar sobre os trabalhos e, consequentemente, diminuir os níveis de tensão.


Para a supervisora de trânsito, Maria Lúcia dos Santos, a palestra promovida pelo Núcleo Psicossocial foi uma oportunidade de adquirir informações que proporcionarão qualidade no trabalho diário. "Acho de suma importância que eventos como esse aconteçam. Aqui você consegue ensinamentos para saber administrar o trabalho interno, com os seus colegas de trabalho, e externo também, no cuidado com os cidadãos", disse Lúcia.


O diretor de trânsito da SMTT, cap. J Luiz Ferreira, acredita que o estresse pode prejudicar o agente de trânsito se não for minimizado. "A partir do momento em que o profissional está submetido a uma carga de estresse, trabalhamos para identificar os pontos de acúmulo de esgotamento para que ele saia desse quadro. Assim, o contato direto que ele tem com a população será melhor, no caso do agente de trânsito, os serviços à comunidade", enfatizou o cap. J Luiz.

Contatos

banner-fala-cidadao3