Open Source Sofware

Busca

Trânsito

SMTT sedia Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária do Ministério da Justiça




01.10.14 19:32

 

Fotos: Ascom/SMTT

Até o dia 3 de outubro, acontece na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária (CNPPC). A capacitação é promovida pelo Ministério da Justiça (MJ) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em Aracaju e outros 27 municípios sergipanos, como parte do Programa Brasil Mais Seguro.


O objetivo do curso é capacitar, tanto agentes de segurança, quanto as pessoas em geral para ser um multiplicador da segurança nas comunidades. A ‘Turma 7' é formada por agentes de trânsito, guardas municipais e outros servidores da SMTT que, ao final do curso, receberão certificado de 40 horas e estarão totalmente qualificados a atuarem na mobilização social, mediação de conflitos e relações interpessoais nas comunidades.


Supervisor de trânsito e professor especializado em policiamento comunitário, Fernando Mendonça, é também o coordenador do curso em Aracaju. Ele explicou que "Polícia Comunitária não é um grupamento da polícia que trabalha com a comunidade, como muita gente pensa. Polícia Comunitária é uma filosofia, uma forma de trabalho, e o Ministério da Justiça, junto com os municípios, faz esse trabalho de forma a aproximar a população dos agentes de segurança e também pessoas que não são agentes de segurança, mas são da própria comunidade, criando a filosofia de policiamento comunitário e interação entre as pessoas".


Na grade curricular, o curso conta com docentes em ciências políticas e ciências policiais, que contribuirão na qualidade do serviço dos agentes. "Nós temos várias disciplinas direcionadas ao dia a dia do trabalho, ao contato com as pessoas. Como o nosso trabalho exige isso diariamente, por exemplo, na mediação de conflitos, vamos aprender a lidar e resolvê-los da melhor forma possível sem trazer prejuízo nem para o agente e órgão, nem para o cidadão. Temos também a disciplina de Relações Interpessoais, que trabalha a parte da comunicação entre o cidadão e o agente, e entre o agente e os seus colegas de trabalho", analisou o coordenador.


Para a supervisora de trânsito, Kátia Andrade, participar de um curso como esse proporcionará um trabalho mais eficiente e eficaz nas relações com as comunidades. "O curso é importante em demasia, pois abre os horizontes e retira aquela separação poder público x população. Ele vai permitir nos aproximar mais das pessoas, nos colocando no lugar do cidadão. Será importante para o contato e ter um feedback também. Assim, podemos ofertar um trabalho com mais qualidade", falou.


Quem perdeu a oportunidade, haverá uma segunda turma com início na próxima segunda-feira, 6, com a mesma carga horária (manhã e tarde), matriz curricular de sete disciplinas e certificado de 40 horas pelo Ministério da Justiça. Serão disponibilizadas 50 vagas para participar do curso. Para fazer a inscrição, basta contatar o coordenador Fernando Mendonça, na SMTT.

Contatos

banner-fala-cidadao3