Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Comsepat apresenta novidades na programação da Semana Nacional de Trânsito 2014




28.08.14 18:32

 

A coordenadora de educação para o trânsito, Mônica Liberato, apresentou as novidades na programação.

O Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat) de Aracaju apresentou, nesta quinta-feira, 28, na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), novidades para a Semana Nacional do Trânsito (SNT) 2014. O tema da SNT deste ano é ‘Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre’ e será realizada entre os dias 18 e 25 de setembro.


A secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, justificou o tema da SNT 2014, como uma questão de consciência, principalmente na utilização de passarelas e o respeito à faixa de pedestres.  “Não temos a cultura de utilizar passarelas e respeitar a faixa de pedestre também é um exercício de cidadania. Por isso, essa campanha é atemporal, deflagrada durante a Semana Nacional do Trânsito”, ratificou a secretária Georlize Teles.


Ela também falou sobre o ‘sinal de vida’, gesto que o pedestre deve fazer caso queira atravessar a faixa de pedestre, e que será usado como identidade visual da campanha da SNT ‘Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre’. “Para atravessarmos com segurança é preciso dar o sinal mas, às vezes, nos sentimos como se estivéssemos fazendo algo engraçado ou ridículo quando sinalizamos a nossa travessia com um ‘legal’”, explicou ao dizer que esse sinal precisa ser difundido.


De acordo com a coordenadora de educação para o trânsito da SMTT, Mônica Liberato, a programação foi apresentada duas vezes aos órgãos membros do Comsepat, mas a cada reunião novas ideias surgiram para aprimorar as ações e marcar o período em diversos aspectos, como o trabalho nas escolas. “Vamos trabalhar o tema com transversalidade, capacitando professores para desenvolverem o assunto ‘trânsito’ com seus alunos, já que o tema não faz parte da grade disciplinar”, disse.


Dia Mundial Sem Meu Carro


Durante a reunião, o Comsepat aprovou uma nova ideia para o Dia Mundial Sem Meu Carro, que acontece no dia 22, durante a Semana Nacional do Trânsito. Para este ano, o plano é transformar esse dia em mais um momento de incentivo ao uso da bicicleta, com a criação de uma ciclofaixa na avenida Tancredo Neves, desde a avenida Maranhão até as proximidades no Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), onde uma das ciclovias da cidade tem início.


Passeio Ciclístico da Primavera


Uma concepção diferenciada também será posta em prática no Passeio Ciclístico da Primavera 2014, ‘Pedalando Sem Barreiras’. É que no domingo 21 de setembro, dia em que acontece o passeio, os ciclistas que não possuem bike própria terão acesso mais rápido e fácil ao Caju Bike, serviço de aluguel compartilhado de bicicletas. O percurso que será preparado deverá sair da Orlinha do Bairro Industrial com destino ao Parque da Sementeira, passando pelas principais estações do Caju Bike.


Em breve, a programação completa será disponibilizada nos portais da Prefeitura de Aracaju e SMTT.

Contatos

banner-fala-cidadao3