Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Prefeitura de Aracaju encerra ações alusivas ao Maio Amarelo




31.05.22 19:30



Durante o mês de maio, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizou diversas ações alusivas ao mês de conscientização para a construção de um trânsito mais seguro e com menos acidentes. Nesta terça-feira, 31, a campanha foi encerrada com uma palestra educativa para colaboradores do grupo Unimed Sergipe. 

No total, 59 ações foram realizadas, durante o Maio Amarelo 2022: 10 blitz educativas, 30 palestras em escolas e empresas e 19 apresentações do grupo de teatro Cones. Todas as ações realizadas seguiram o tema nacional “Juntos Salvamos Vidas” e priorizaram os motociclistas, como explica o superintendente da SMTT, Renato Telles. 

“Esse mês, intensificamos o trabalho de conscientização realizado diariamente em escolas, empresas, nas ruas e avenidas mais movimentadas da cidade. Abordamos temas relevantes para a construção de um trânsito mais seguro para todos, como o respeito à sinalização e às leis de trânsito. Conversamos com os mais diversos públicos para que a mensagem pudesse chegar ao maior número de pessoas possível. Através dessas ações, conseguimos propagar o tema nacional do Maio Amarelo e realizamos mais ações voltadas para os motociclistas, que são as maiores vítimas de acidentes. Dos 312 acidentes registrados, em Aracaju, neste mês, 98 envolveram motociclistas”, afirma Renato. 

Para a integrante da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT, Heloísa Rezende, a campanha foi encerrada com um saldo positivo. “Conseguimos falar sobre trânsito seguro com muitas pessoas. A programação foi montada para atingir os mais diversos públicos, de várias idades e independente se são condutores ou não. Concluímos o mês com um saldo positivo, pois realizamos todas as ações programadas e fomos bem recebidos em todos os lugares. As pessoas se mostravam dispostas a ouvir sobre trânsito e segurança, recebemos questionamentos importantes e tivemos debates melhores ainda. Realizamos muitas palestras em empresas e escolas, o que nos dá mais tempo para o diálogo e chance de debate, diferente das abordagens na rua. Mais uma vez, foi muito gratificante participar da campanha do Maio Amarelo”, comemora.


A técnica de segurança do grupo Unimed, Áurea Pocone, participou da palestra educativa realizada nesta terça-feira, e falou sobre a importância do tema abordado.

“Estamos acostumados a sempre cuidar do outro, mas, nessa palestra, também falamos sobre os cuidados com nós mesmos. Os cuidados no trânsito podem salvar a nossa vida e das outras pessoas. Os palestrantes chamaram a atenção para a responsabilidade de cada um para evitar acidentes de trânsito e também desmistificaram aquela ideia de que só acontece com o próximo. Achei muito interessante e valorosa para todos que participaram”, conta Áurea.


O superintendente Renato Telles destacou que as ações de educação para o trânsito continuam, dessa vez com foco nas festas juninas. “Estamos encerrando as ações do Maio Amarelo, mas o nosso trabalho de conscientização continua durante todo o ano. Nesse mês de junho, as ações serão desenvolvidas com foco nas festas juninas. Iremos incentivar o uso dos transportes alternativos e da carona amiga”, conclui.



Contatos

banner-fala-cidadao3