Open Source Sofware

Busca

Pedestre

SMTT inicia série de ações educativas com foco no pedestre




05.08.19 20:26

 

FOTOS: ASCOM / SMTT

Engana-se quem pensa que apenas motoristas, motociclistas e ciclistas devem ter muito cuidado no trânsito. Quem anda a pé também precisa ter atenção redobrada nas ruas, avenidas e calçadas. Para conscientizar a população sobre isso, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), iniciou nesta segunda-feira, 5, uma programação educativa com foco no Dia Mundial do Pedestre, comemorado no próximo dia 8.

As ações ocorrerão até a sexta-feira, dia 9, em diversos pontos da cidade. Neste primeiro dia, a equipe de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT esteve na avenida Etelvino Alves de Lima conversando com moradores e pessoas que trabalham na região. A importância de atravessar a via exclusivamente nas faixas de pedestres, o respeito ao fluxo de bicicletas na ciclovia e a necessidade de segurar as mãos das crianças durante a travessia foram alguns dos pontos abordados pela equipe em sua mensagem à população. 

Outro fator abordado na ação é o uso de aparelhos eletrônicos. Entre os principais motivos da falta de atenção do pedestre ao caminhar nas ruas, está o manuseio do celular. Digitar, ler, falar e usar o fone de ouvidos aumentam as chances de acidentes. “Assim como os condutores, os pedestres precisam estar concentrados em seu percurso e evitar distrações. Assim, são prevenidos acidentes. É este o tom da campanha de conscientização que estamos levando às ruas de Aracaju durante esta semana”, explica o superintendente da SMTT, Renato Telles.

A dona de casa Terezinha Ferreira dos Santos mora na avenida Etelvino Alves de Lima e elogiou a ação promovida pela SMTT. “Eu sempre vejo pessoas atravessando fora da faixa aqui. É um perigo. Espero que com a presença da SMTT, as pessoas se conscientizem mais”, disse. O estudante universitário Alexandre Fernandes também transita na região e aprovou a iniciativa. “Às vezes os motoristas demoram bastante para dar passagem ao pedestre na faixa e acredito que essa postura tende a melhorar com campanhas como essa”, relatou.

Programação

A série de ações educativas da SMTT com foco no pedestre segue até a próxima sexta-feira, 9. Confira a programação:

06/08 (terça-feira)
7h – Avenida Tancredo Neves (em frente ao Huse)

07/08 (quarta-feira)
6h30 – Avenida Tancredo Neves (em frente ao Sesi)

08/08 (quinta-feira)
8h – Avenida Tancredo Neves (em frente ao Huse)

09/08 (sexta-feira)
7h – Avenida José Carlos da Silva (próximo ao Terminal DIA)

Contatos

banner-fala-cidadao3