Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Novas faixas de pedestre garantem mais segurança no trânsito




24.11.15 20:30

Preocupada com a segurança dos cidadãos, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), está realizando a revitalização das faixas de pedestres. Até o momento, já foram reacesas ou pintadas 451 faixas. Uma inovação trazida pelo órgão foram as faixas pintadas com o fundo azul, que ajudam na visibilidade e indicam acessibilidade.


Assim como os condutores de veículos, os pedestres também devem seguir normas para a sua própria segurança. Uma delas é realizar a travessia segura. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) reserva um capítulo para os pedestres. O artigo 69 diz que para cruzar a pista de rolamento o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas.


De acordo com o Superintendente da SMTT, Nelson Felipe, todo o processo de melhoria das faixas de pedestre tem a finalidade de disciplinar o trânsito. “O motorista precisa respeitar o pedestre e o pedestre deve entender que no trânsito existem leis que precisam ser respeitadas por ele também, para que tenhamos um trânsito mais harmonioso”, disse.


Nelson ressalta que o trabalho realizado pela equipe de sinalização é feito no período noturno com equipe e caminhão próprios da SMTT, conferindo mais agilidade ao processo de sinalização horizontal. “Fizemos nestes dias a revitalização das faixas das ruas Apulcro Mota x Coelho e Campos; rua Carlos Firpo x Coelho e Campos; Apulcro Mota x Florentino Menezes; e José do Prado Franco x Florentino Menezes ”, detalhou.


Exemplo


A dona de casa Rosineide Ferreira é um exemplo de pedestre consciente. Ela sempre atravessa a rua com segurança. “É importante olharmos sempre para os lados. Quero parabenizar a SMTT pelo trabalho, porque as faixas tem que ficar visíveis mesmo para o pedestre e para o motorista”, comenta.

Contatos

banner-fala-cidadao3