Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Pedestres e condutores aprovam novo conceito de sinalização viária




26.08.15 11:27

 

Fotos: Ana Lícia Menezes

Desde o mês de julho a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (SEMDEC), vem implantando um novo conceito de sinalização viária, utilizando uma coloração azul no fundo das faixas de pedestre. O realce tem a intenção de aumentar a visibilidade e alertar os motoristas para a preferência da travessia de pessoas.


As primeiras faixas a receberem o novo conceito foram as da Av. Santos Dumont, na Orla de Atalaia, e já estão agradando a quem necessita utilizá-las. Raphael da Silva, turista de Minas Gerais, gostou da ideia da utilização da cor azul no fundo das faixas de pedestres. "Essa outra tonalidade facilita a localização da faixa mais próxima para fazer a travessia de forma segura. Gostaria que também fosse assim na minha cidade", conta Raphael.


Outra turista que aprova a novidade é Cintia Oliveira. "Acho que é uma boa ideia. É legal e diferente. Facilita que as pessoas atravessem a rua, pois o motorista é obrigado a parar para que a seja feita a passagem", explica ela.


Não somente quem faz a travessia está aprovando a inovação. O condutor Israel Dias diz que a visibilidade é um fator importante para a faixa de pedestres. "Essa cor de fundo facilita a visão da faixa à distância, e com isso, evita frenagens bruscas e acidentes. Sempre prefiro dar preferência para que as pessoas atravessem e agora mais ainda", pontuou o condutor.


As avenidas Adélia Franco, Hermes Fontes, Beira-Mar e Rua Itabaiana, também estão recebendo a nova tonalidade. O trabalho de revitalização da sinalização viária é realizado continuamente pelo Núcleo de Sinalização da Diretoria de Planejamento e Sistemas da SMTT. "Achei ótimo, porque pelo menos eles enxergam a faixa, já que não respeitam, o azul chama mais a atenção. Já vi bastante resultado ao atravessar a rua", disse a dona de casa, Antônia Santos, que atravessava a Hermes Fontes.


"Melhorou bastante, eu acho que todas as faixas deveriam ser sempre assim. Já vi muito resultado, principalmente aqui, pois atravesso essa avenida todos os dias e vejo que com essa mudança, melhorou muito", diz o pedestre Eduardo Fanchon.


Já o Unaldo Sérgio Dantas, que além de motorista, costuma fazer caminhada pela avenida Adélia Franco, diz que melhorou bastante. "Assim a gente visualiza melhor a faixa, pelo menos, o motorista vê com mais facilidade. Agora os pedestres precisam também ser conscientes e atravessar nela, porque eu também sou motorista e sei o quanto é difícil o pedestre atravessar na faixa, mas melhorou bastante. Agora com ela mais clara, os motoristas estão respeitando bastante", destacou Unaldo.


Para os que não respeitam a preferência dada ao pedestre, o CTB prevê multa no valor de R$ 191,54 e sete pontos na CNH.


Fonte: Ascom Prefeitura de Aracaju

Contatos

banner-fala-cidadao3