Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Caminhada pela Paz no Trânsito alerta sobre segurança e prevenção de acidentes




08.05.15 15:12

Caminhada saiu da Praça da Bandeira em direção à Praça Fausto Cardoso. (Fotos: Ascom/SMTT)

Sensibilizar os condutores a cultivar atitudes gentis e mais segurança no trânsito. Foi com este objetivo que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), realizou na tarde desta quinta-feira, 7, a Primeira Caminhada pela Paz.


O evento faz parte da III Semana Municipal de Trânsito, promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju por meio da SMTT, como também das ações alusivas ao ‘Maio Amarelo', mês escolhido pela ONU para integrar a Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito.


A caminhada teve como ponto de partida a Praça da Bandeira e seguiu pelas ruas do centro comercial de Aracaju até a Praça Fausto Cardoso. Durante o cortejo, foram exibidas faixas e cartazes de incentivo à paz no trânsito, além de evoluções feitas pelo Grupo de Teatro ‘Os Cones' da SMTT e mensagens motivadoras dos organizadores da caminhada.


Compromisso com a vida


"Esta é uma manifestação popular que clama pela paz, por um trânsito mais humano e pela vontade de não haver mais acidentes, de andar com segurança pelas calçadas e pelas vias, para que possamos começar a segurança pública pelo trânsito. Porque no trânsito somos todos iguais, embora por ora estejamos conduzindo um automóvel, ou uma motocicleta, ou uma bicicleta, mas no fim, somos todos pedestres", diz o Superintendente da SMTT, Nelson Felipe.


Já para a Coordenadora da Equipe de Educação para o Trânsito da SMTT, Selma Dantas, a caminhada é necessária para fazer um alerta à sociedade pela vida. "Precisamos chamar a atenção da sociedade. Ela e os órgãos de trânsito têm que estar juntos nesta investida, pois sem isso não conseguiremos diminuir os índices de morte no trânsito brasileiro", adverte.


Segundo o Diretor de Trânsito da SMTT, José Luiz Ferreira, a caminhada é um exemplo do compromisso do órgão com a comunidade: "O nosso objetivo é levar o nosso compromisso em baixar esses índices assustadores de mortes no trânsito e conscientizar que todos juntos conseguiremos fazer, com ações educativas e nas mudanças de comportamento, um trânsito melhor para todos".


Só este ano, 27 pessoas morreram em Aracaju por acidentes de trânsito. "Se nós entendermos que a morte se dá por imprudência, as pessoas vão entender que é por culpa, logo elas entenderão que a morte deixará de existir. Então é fundamental este alerta pela vida, um alerta pela responsabilidade, um alerta pela gentileza no trânsito", explica a secretária municipal da Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles.


Participação da comunidade


A caminhada teve bastante adesão da população. Além do alerta sobre a prevenção a acidentes, quem participou da ação também aproveitou a caminhada como exercício físico. O estudante Wilson de Carvalho, a atividade serve como uma ação saudável dentro da Semana Municipal de Trânsito. "Acho muito bom ações como esta para conscientizar a população dos acidentes de trânsito, mas também promover o bem estar através da caminhada", comemora Wilson.


Já a professora de educação física Marília do Nascimento também aprova a ação como promoção do bem estar. "Acho importante sensibilizar os condutores para diminuir as mortes no Trânsito, como também incentivá-los a sair um pouco do veículo e caminhar, não só pela saúde, mas como uma melhora na qualidade de vida", diz a professora.


A Primeira Caminhada pela Paz no Trânsito contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju e outros órgãos ligados a Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania, como a Guarda Municipal, Procon e Defesa Civil. As ações da III Semana Municipal de Trânsito serão encerradas nesta sexta-feira, 8 de maio.

Contatos

banner-fala-cidadao3