Open Source Sofware

Busca

Pedestre

SMTT e Universidade Tiradentes promovem II Seminário de Mobilidade Urbana




24.09.14 20:52

 

Fotos - ASCOM SMTT

Em prosseguimento à Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2014, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, e os parceiros do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat), promoveu nesta quarta-feira, 24, junto à Universidade Tiradentes (Unit), o II Seminário de Mobilidade Urbana e Segurança Pública. O evento aconteceu durante todo o dia no auditório Padre Arnóbio, na Unit.

Temas como conceitos de violência no trânsito e suas sequelas, padronização de calçadas e a importância do desenho urbano acessível ao pedestre, crescimento das frotas de veículos e acidentes, também foram discutidos nas palestras e mesas-redondas do seminário. A plateia contribuiu com os debates, fazendo perguntas e dando sugestões sobre as temáticas.

O coordenador de extensão, prof. Gilton Kennedy, disse que "é uma honra muito grande fazer essa parceria com a Prefeitura de Aracaju, através da SMTT. Essa é uma temática de extrema importância no cotidiano da nossa sociedade. As universidades brasileiras não devem estar à parte dessas discussões. Temos a obrigação ética de provocar esse assunto dentro da academia para que possamos ter cidadãos que saibam respeitar a todos, independente da sua condição".

Para o superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, se houvesse respeito  no trânsito, o tema não precisaria ser tão discutido. "nosso principal foco nesse dia inteiro são esses jovens da plateia. São eles que podem mudar o quadro que temos hoje. Se não fosse essa situação de guerra no trânsito, não seria necessário discutirmos a Mobilidade Urbana e a Segurança Pública. Precisamos fazer isso porque vivemos em uma sociedade em que o respeito mútuo, a educação e a gentileza acabaram", enfatizou Nelson Felipe.

Na palestra de abertura, o coordenador do curso de urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Dr. César Henrique Silva, abordou o tema "Andar a pé na cidade: considerações sobre o novo cotidiano". Durante a apresentação, ele apontou os motivos que levam às pessoas a andarem à pé, as dificuldades que elas enfrentam em seus percursos e como podem ser sanadas, incluindo o transporte público.

O novo sistema de transporte público de Aracaju, o BRT [Bus Rapid Transit] também foi apresentado no seminário pelo diretor de planejamento e sistemas da SMTT, Francisco Navarro. "O BRT funciona como um metro, mas não com vagões e sim com ônibus. Teremos terminais, estações e bilheterias", explicou ao mostrar algumas imagens do projeto que conta com cerca de 50 estações, como a estação alongada da av. Coelho e Campos, em substituição ao Terminal de ônibus do Centro.

No período da tarde, o seminário foi voltado para a contribuição dos participantes. A programação da Semana Nacional de Trânsito 'Cidade Para as Pessoas: Prioridade e Proteção para o Pedestre' será encerrada nesta quinta-feira, 25, às 7h, no Detran/SE.

Contatos

banner-fala-cidadao3