Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Semana Nacional de Trânsito: Passeio Ciclístico da Primavera acontece neste domingo




21.09.14 23:17

A ciclista Verônica Silva de Araújo, portadora de deficiência física, já é veterana no passeio.

Na manhã deste domingo, 21, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou com os seus parceiros o Passeio Ciclístico da Primavera.


Este ano, a iniciativa teve como objetivo a conscientização dos cidadãos aracajuanos quanto ao respeito à faixa de pedestres, tema da Semana Nacional de Trânsito 2014 (SNT). Além disso, o passeio serviu para incentivar o uso da bicicleta, não somente para diversão e saúde, mas também, para promover um trânsito mais seguro e sustentável.


Logo cedo, na Orlinha do Bairro Industrial, muitos ciclistas já se encontravam na concentração para adesivar suas bikes e participar do sorteio de bicicletas. A novidade ficou por conta da estação móvel Caju Bike, que deu a oportunidade àqueles que não têm bike de poder curtir o passeio. De lá, a turma do pedal seguiu pelas avenidas General Calazans, Simeão Sobral, Otoniel Dórea, Rio Branco e Ivo do Prado; travessa José de Faro, rua Santa Luzia, avenida Augusto Maynard, Beira-Mar e Sílvio Teixeira, chegando ao Parque da Sementeira.



A população prestigiou o evento que faz parte da programação da SNT, e já está em seu quarto dia de ações. Os participantes não se incomodaram com o clima quente dessa manhã de domingo e pedalaram animados até o parque, puxados pelo mini-trio que animava o passeio. Destaque para o pequeno Robert que completou os 8,5 km do percurso.



A Guarda Municipal de Aracaju, os agentes de trânsito da SMTT e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) garantiram a segurança dos ciclistas e orientaram o fluxo de veículos durante o trajeto.



A participante Verônica Silva de Araújo, portadora de deficiência física, já é veterana no passeio: “Já participo há três anos e sempre que há esse tipo de evento, eu faço questão de participar. É animado!”, concluiu.



Para o capitão Cledyvan Siqueira, coordenador de trânsito da SMTT, a iniciativa reforça o compromisso do órgão com a melhoria do trânsito e da qualidade de vida dos munícipes. “Este passeio tem a importância de conscientizar a população sobre o respeito à faixa de pedestres e a utilização da bicicleta como meio de transporte não poluente e saudável”, afirmou.



Amanhã a programação da SNT terá seu início às 5h, haverá uma ciclofaixa na av Tancredo Neves. Seu início é na av. Maranhão até o Hospital de Urgências (Huse). Às 9h, palestra com Eduardo Biavati no auditório do Tribunal de Contas (participação de Universidades, Escolas públicas e privadas) e a noite outra palestra com Biavati, às 19h, no Sest/Senat.


A programação da SNT continua até a próxima quinta-feira, 25, com palestras, apresentações de teatro e o II Seminário de Mobilidade Urbana e Segurança Pública.


Veja a programação completa:

http://www.smttaju.com.br/images/pdf/PROGRAMACAO_SNT_SMTT160914.pdf

Contatos

banner-fala-cidadao3