Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Secretários alinham estratégias para a ‘Rua Livre Para o Lazer’




02.10.13 19:25

 

Foto: Ascom/SMTT

Após avaliação das secretarias municipais envolvidas no projeto ‘Rua Livre Para o Lazer', a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vinculada à Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania, promoverá mais uma vez, no próximo domingo, 6, o projeto na Passarela do Caranguejo, na Orla de Atalaia, tornando-o um evento fixo. Entre as 7h e as 19h, a avenida será fechada no sentido Centro para a prática de atividades ao ar livre.


A decisão foi tomada na reunião que aconteceu na quarta-feira, 2, entre a SMTT, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), e as secretarias municipais de Comunicação Social (Secom), da Juventude e Esportes (Sejesp) e da Indústria, Comércio e Turismo (Semict). De acordo com a análise dos órgãos, o projeto foi bem aceito pelos turistas e aracajuanos, e a sua execução promoverá a mudança de cultura quanto à utilização dos locais público da cidade.


De acordo com o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, "a Rua Livre Para o Lazer começou na Semana Nacional de Trânsito, mas é a ideia é continuar oferecendo aquele espaço para que as pessoas usufruam de um lugar tranquilo, onde poderão participar de atividades junto com suas famílias e amigos. Antes de tudo precisa acontecer uma mudança cultural. As pessoas precisam entender que quem vai fazer daquele espaço, um lugar assim, são elas próprias. Os turistas aprovaram a ideia e a população não quer perder aquele espaço", explicou.


O secretário municipal da Juventude e Esportes, Carlos Eloy, disse que um dos focos da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) é o incentivo à prática de esportes e atividades físicas. Para ele, esse trabalho deverá surtir efeito a longo prazo. "Estamos nesta gestão e queremos que daqui a dez anos as pessoas ainda tenham aquele espaço para eles", indicou.


Rua Livre Para o Lazer


Durante a reunião, o superintendente e diretores da SMTT, assim como os secretários municipais, apresentaram sugestões para o amadurecimento do projeto. Um deles foi a troca do nome ‘Rua de Lazer' para ‘Rua Livre Para o Lazer', reforçando o objetivo dos órgãos em mostrar aos cidadãos que o evento só acontecerá com a participação deles.


Outra sugestão é que as instituições que trabalham com atividades físicas e entretenimento abracem a causa e participem do evento, a exemplo das academias de ginástica, que poderão levar suas aulas e demais atividades para o espaço aberto.


Para promover a segurança, a mobilidade urbana e orientar desvios, a SMTT continuará disponibilizando um efetivo de viaturas e agentes de trânsito durante todo o dia.


Contatos

banner-fala-cidadao3