Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Semana Nacional de Trânsito prossegue com palestras educativas




20.09.13 20:29

 

Cerca de 150 alunos assistem palestra sobre educação no trânsito. Foto:Ascom/SMTT

Em prosseguimento à Semana Nacional de Trânsito (SNT) ‘Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito’, promovida pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), aconteceu na tarde desta sexta-feira, 20, a palestra educativa ‘Panorama Geral do Trânsito de Aracaju’ para cerca de 150 alunos entre 14 e 16 anos, no Sesi Sergipe.


Na palestra, o inspetor Flávio Vasconcelos, policial rodoviário federal (PRF) e coordenador de comunicação da SMTT, tratou sobre as estatísticas de acidentes em rodovias federais brasileiras e os números de vítimas que eles ocasionam até mesmo dentro da cidade, por não usarem os equipamentos de segurança necessários.


“Nós tratamos acidentes como se não fossem intencionais. Imaginar que aquilo que nós poderíamos ter evitado, mas que por negligência ocasionou uma situação triste. Apenas em Aracaju, no ano de 2011, foram 83 mortes por acidentes de trânsito. Em 2012, 86 e até julho de 2013, 65. Se nós continuarmos nessa previsão, vamos dobrar os números anteriores”, destaca.


A professora de física, Keise Martins, é a idealizadora da ‘Campanha de Conscientização no Trânsito’ para os alunos do colégio. O intuito é tornar os adolescentes multiplicadores das regras de educação e leis para o trânsito. “Devido ao alto número de acidentes que acontecem diariamente, esse é um trabalho de conscientização para os alunos. Hoje eles são pedestres, mas futuramente para que eles saibam por que usar os equipamentos de segurança”, diz.


Uso de bebidas alcoólicas


Além da importância do uso dos equipamentos de segurança em um veículo, Flávio Vasconcelos, falou sobre as consequências da mistura de bebidas alcoólicas e direção. “O condutor tem muito estímulo e facilidade de acesso a esse tipo de bebida. Dirigir alcoolizado é infração gravíssima, são sete pontos na CNH. O motorista será detido, sujeito à pena de 6 meses a 3 anos, terá a carteira suspensa por até 12 meses e o veículo apreendido. Mesmo assim as pessoas continuam ingerindo bebidas alcoólicas e dirigindo”, fala.


Educação no trânsito


A palestra foi encerrada com uma mensagem sobre educação no trânsito. O palestrante destacou palavras como educação, responsabilidade, paciência, respeito, bom senso e gentileza, essenciais para a melhoria do trânsito. “Nós é que mudamos o trânsito. Através das nossas atitudes”, conclui.



Contatos

banner-fala-cidadao3