Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Agentes de trânsito iniciam estágio supervisionado




12.09.13 17:36

 

Alcebíades Júnior é um dos agentes que está supervisionando o estágio dos novos agentes Foto: Silvio Rocha

Nesta quarta-feira, 11, mais agentes de trânsito foram às ruas para alertar os motoristas sobre atos ilícitos que possam vir a ocorrer diariamente e orientar sobre a importância da prática correta no volante. Os novos agentes que foram convocados para compor o quadro da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciaram hoje o estágio supervisionado.


O superintendente geral de trânsito, Alcebíades Júnior, salientou que o início do treinamento dos novos agentes da mobilidade será de dois meses, e que por enquanto, estão sendo chamados de alunos, pois eles estão sob a supervisão de agentes mais experientes para a orientação dos condutores no ato de suas ações no trânsito.


"É bom frisar que os calouros estarão com agentes mais experientes para que minimizem os erros que possam ocorrer, mas que serão normais devido à introdução do serviço deles de segunda à sexta, seja em horários normais ou de pico. O trabalho será igual a um agente de trânsito que já está na ativa e a diferença é que o trabalho deles será de orientação, e não poderão autuar. Como o lugar mais crítico é o Centro da cidade, a fiscalização será maior. Quando os novatos já estiverem aptos a exercerem a função, eles atuarão seguindo uma escala", concluiu.


O diretor de Trânsito da SMTT, capitão José Luís, avaliou o novo procedimento como bastante satisfatório para a cidade que depende da mobilidade urbana para poder se desenvolver melhor. Ainda segundo o diretor, a ideia foi começar nas regiões mais críticas da capital, que são as regiões das clínicas, Centro da cidade, nas vias de construção do viaduto do Detran, mergulhão e bairro Siqueira Campos, nos horários de maior fluxo de veículos. Serão 86 agentes que foram distribuídos metade no turno matutino e a outra no vespertino.


"É um estágio supervisionado, onde eles estarão praticando todos os ensinamentos que tiveram em sala de aula. É um momento de corrigir algum tipo de postura equivocada que eles tenham, justamente para que eles absorvam a filosofia do órgão e na questão da abordagem com as pessoas, tanto na questão de operações e de fiscalização no trânsito", ressaltou José LuÍs.


O agente David Santos, que iniciou o estágio hoje, revelou que é super importante que haja uma interação entre eles (que são novatos) e os mais antigos, pois através da prática é que poderão agir de acordo com os procedimentos conforme a lei.




Contatos

banner-fala-cidadao3