Open Source Sofware

Busca

Pedestre

Agente da Mobilidade Urbana: curso de formação acontece até final de agosto




07.08.13 19:07

 

Curso de formação para Agentes da Mobilidade Urbana tem o acréscimo de 30h em sua grade curricular (Fotos: Ascom/SMTT)

Desde o último dia 29, os 90 excedentes do último concurso de Agentes da Mobilidade Urbana participam de curso de formação profissional promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju para compor o quadro de profissionais da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania.

Em parceria com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), que têm reconhecimento e certificação nacional, a SMTT se preocupa em qualificar os profissionais para a função antes de assumirem os postos de trabalho.

 

Com o intuito de melhor prepará-los, a grade horária do curso de formação sofreu uma ampliação de 30h, se comparado com o último ofertado pela instituição: hoje possui 130h e tem duração de um mês. De acordo com o coordenador do curso de formação para Agente de Mobilidade Urbana, psicólogo Marco Aurélio, a intenção é formar profissionais cientes de suas atribuições enquanto técnicos e, especialmente, reforçar o papel cidadão de cada um.

“Tivemos a preocupação de buscar uma entidade que tivesse respaldo institucional. Além das disciplinas tradicionais como legislação, fiscalização e operação de trânsito, esse curso tem um diferencial que traz a disciplina chamada ‘Mobilidade Urbana’, abordando todo o contexto da problemática que é tema mundial”, explica o coordenador.

 

O curso de formação dá ênfase também à disciplina de mediação de conflitos devido à atuação direta dos Agentes da Mobilidade Urbana com a sociedade, administrando interesses diversos, enquanto enfatiza o viés humano presente no profissional. “A capacitação busca, além das questões técnicas, essa força do ser humano que está revestido na farda do Agente da Mobilidade Urbana”, completa Marco Aurélio.

 

Profissional

 

Há uma diferenciação do cargo de Agente da Mobilidade Urbana para o então de Agente de Trânsito que tem a função específica de operar e fiscalizar o trânsito. De acordo com o coordenador Marco Aurélio, o Agente da Mobilidade Urbana tem uma função mais abrangente.

“Este profissional passa a ter a cidadania como sua característica marcante, porque extrapola a ideia de um profissional voltado exclusivamente para operar, fiscalizar e orientar os veículos e condutores em circulação na cidade. O Agente da Mobilidade Urbana, além de agregar as atribuições do Agente de Trânsito, tem o papel de ser educador e transformador de condutas enquanto orientador de trânsito e transporte público”, considera o coordenador Marco Aurélio.

Contatos

banner-fala-cidadao3