Open Source Sofware

Busca

Ciclista

Passeio ciclístico em homenagem ao aniversário de Aracaju atrai público apaixonado pela cidade




25.03.19 17:16

FOTO - ANDRÉ MOREIRA PMA

Pedalar não é só uma prática sustentável e um exercício para o corpo, mas, também, uma chance de admirar a cidade sob um novo ângulo. O sentimento foi compartilhado por centenas de pessoas na manhã deste domingo, 24, durante o 'Passeio Ciclístico Aniversário da Cidade', organizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) em homenagem aos 164 anos de Aracaju. 

A concentração teve início às 7h na Colina do Santo Antônio. O movimento no ponto de inscrições era intenso desde os primeiros minutos: homens e mulheres de diferentes faixas etárias, classes sociais, cores e endereços. Em comum, a bicicleta e o amor por Aracaju. Esta foi a segunda vez que o funcionário público Zarath Rocha participou do passeio, mas a primeira na companhia de toda a família. "Vim sozinho no ano passado e achei muito organizado. Por isso que dessa vez eu trouxe a esposa e os filhos", contou. 
 

Às 8h, a multidão movida a pedal começou a colorir as ruas da capital sergipana. O percurso até o Parque Augusto Franco, na zona sul, media cerca de 10km e contemplava paisagens como os mercados centrais, os grafites do Centro, a Ponte do Imperador, o bucolismo da avenida Augusto Maynard, o calçadão do bairro 13 de Julho, o cheiro do mangue e a visão privilegiada do rio Sergipe em uma manhã de sol. "Um caminho lindo e muito agradável", definiu a assistente social Ivânia Cardoso.

 
A organização do passeio agradou em cheio veteranos do evento, como a aposentada Jailda Raimunda dos Santos, de 72 anos. "É a sexta vez que venho e acho que a cada ano ele fica melhor. Para mim, que ando muito de bicicleta no dia a dia, é uma alegria imensa dividir a rua com tantos ciclistas", disse. Já para Paulo Santana, esta foi a primeira vez no passeio. Ele não tem a perna direita, mas com o auxílio de uma bike adaptada, pedala por todos os cantos da cidade. "Não tem maneira melhor para homenagear Aracaju do que essa", opinou. 
 
Sorteio

Após o cortejo, a SMTT, com apoio de empresas parceiras do passeio ciclístico, realizou o sorteio de 20 bicicletas entre os participantes. Cada um concorria com o número de inscrição que recebeu em troca de 1kg de alimento não perecível. Mais de meia tonelada foi arrecadada e doada ao Instituto Beneficente Emmanuel (Ibem), que realiza trabalho social no bairro Santa Maria. "Acho que tem tudo a ver aproveitar o aniversário da cidade para presentear quem mais precisa, através de doações para uma instituição", opinou a dona de casa Wilma Dantas. 

O superintendenre interino da SMTT, Renato Telles, ficou satisfeito com o resultado de mais uma edição do passeio. "Não é um evento fácil de organizar, mas, além da dedicação de todos da superintendência envolvidos neste projeto, contamos com o apoio da população que atende o nosso convite e abraça essa ideia, tornando o passeio ciclístico uma verdadeira declaração de amor a nossa Aracaju", avaliou o superintendente. "Além disso, tivemos a oportunidade de contribuir com o belo trabalho realizado pelo Ibem, o que só engrandece o Passeio Ciclístico", completou. 

Parceria

A edição 2019 do 'Passeio Ciclístico Aniversário de Aracaju’ é uma realização da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da SMTT, em parceria com Energisa, Banese Card, Instituto Banese, Construtora Líder, Pisolar, Shopping Jardins, Riomar Shopping, RR Bike, Farol Parking, Deso, Setransp e Uninassau.

Contatos

banner-fala-cidadao3