Open Source Sofware

Busca

Ciclista

SMTT promove ações educativas para o Dia do Ciclista




17.08.15 15:42

 

Nos dias 18 e 19 de agosto a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, através da sua Coordenação de Educação para o Trânsito, realizará ações educativas alusivas ao Dia do Ciclista. O objetivo é estimular o uso da bicicleta como meio de transporte ecológico, sustentável e que traz benefícios à saúde.


O primeiro dia das ações será nesta terça-feira, 18, e acontecerá em dois turnos: das 6h às 8h na “rotatória do caju” com ações educativas para condutores, pedestres e ciclistas, levando informação do modal cicloviário e dos benefícios que ele traz. À noite, às 19h, no Mirante da 13 de julho, haverá blitz educativa com o grupo Pedal Livre.


Já no dia do ciclista, 19, às 7h, às comemorações acontecem no Parque da Sementeira, com palestras sobre as atividades relacionadas, música, jogos e brincadeiras, proporcionando um dia animado criando um sentido de respeito aos ciclistas e incentivando o uso da bicicleta. Quem também participará do evento, é a ONG Ciclo Urbano e a Escola Bike Anjo (EBA). Nesse projeto, ciclistas já experientes ensinam gratuitamente adultos e crianças que possuem algum tipo de medo em enfrentar o trânsito em duas rodas ou ainda não sabem pedalar.


Incentivo


Aracaju é uma cidade que possui características próprias que estimulam o uso da bicicleta. É praticamente plana e conta com quase 60 Km de ciclovias em toda a cidade. Além disso, a Prefeitura de Aracaju trouxe recentemente o projeto de aluguel compartilhado de bicicletas, o Caju Bike. Desde que foi iniciado, em março do ano passado, mais de 100 mil viagens foram realizadas.





Dia do Ciclista


O Dia do Ciclista foi instituído pelo Congresso Nacional em Projeto de Lei da Câmara nº 43, de 2008, após dois anos da morte do graduando em Biologia, Pedro Davison. O ciclista foi atingido por um motorista no Eixo Rodoviário do Distrito Federal. Além de não prestar socorro a Pedro Davison, o condutor do veículo transitava com a Carteira Nacional de Habilitação vencida.


Segundo a justificação do Projeto de Lei, o objetivo da data alusiva é “incentivar a população brasileira a praticar uma reflexão sobre os problemas do trânsito e sobre a conveniência de nos debruçarmos sobre a necessidade de pavimentarmos uma política que configure, na realidade, uma política de Estado voltada para garantir, a todos, efetiva Mobilidade Social”.




O quê: Atividades alusivas ao Dia do Ciclista



Quando: Dia 18, das 6h às 8h (Rotatória do Caju) e das 19h às 20h (Mirante da 13 de Julho)

              Dia 19, a partir das 7h, no Parque da Sementeira.


Contato: Flávio Vasconcelos - Assessor de Comunicação da SMTT (8878-9474).

Contatos

banner-fala-cidadao3