Open Source Sofware

Busca

Ciclista

Prefeito autoriza obras de criação de ciclovia




28.01.13 15:47

 

Fotos: Diógenes Di


Um dos projetos que João Alves dará prioridade em sua gestão é a construção de novas ciclovias. O prefeito assinou nesta sexta-feira, 25, a autorização para a construção imediata de uma nova pista exclusiva para bicicletas, num projeto inovador que interligará a 13 de Julho ao bairro Coroa do Meio, por meio de uma plataforma metálica suspensa, passando pela ponte Godofredo Diniz (RioMar).


As obras de expansão das ciclovias serão feita por etapas. Na primeira, a interligação da ciclovia da 13 de Julho com a da avenida Delmiro Gouveia, terminando na Orla de Atalaia. Para a construção da pista, na ponte de acesso à Coroa do Meio, foi elaborado um projeto em balanço com estruturas metálicas, considerado de baixo custo, em um aço especial leve e que não enferruja. Após a empresa responsável pela fabricação do aço entregar o material, estima-se que em três meses a obra estará pronta.


"A bicicleta é um transporte sem combustíveis poluentes e desafoga o trânsito. Já pensávamos nisso há 38 anos atrás quando foi construído o bairro Coroa do Meio. Aracaju, por ser um cidade essencialmente plana, possui todos os atributos necessários para que possamos investir em ciclovias", disse o prefeito informando que Aracaju está seguindo exemplos de outras grandes cidades do mundo como Nova York, que está construindo 2.000km de ciclovias.


A segunda etapa compreende na construção de uma nova ciclovia da Atalaia até o Mosqueiro. E a terceira se estendendo até o Centro da cidade. "Estamos incentivando também a população a ir trabalhar de bicicleta. Construiremos próximo à ponte do Imperador, no Centro da Cidade, um Bicicletódromo. Onde as pessoas poderão deixar suas bicicletas e trabalhar com tranquilidade", informou João Alves destacando a importância do investimento em ciclovias para a segurança dos ciclistas e no trânsito de uma forma geral.


"Essa obra atende simultaneamente a três vertentes. A primeira é facilitar o trânsito, além de incentivar ao transporte não poluente e estimular a população a fazer atividade física", destacou o prefeito que recebeu das mãos de ciclistas uma proposta para elaboração do projeto de mobilidade urbano para bicicletas em Aracaju. "As propostas serão analisadas para saber se há viabilidade de execução".


Outro projeto que será feito com a ampliação das ciclovias é o turismo através de bicicletas. "Em Santa Catarina já existe esse tipo de passeio. Queremos que os turistas que venham a Aracaju tenham a possibilidade de visitar os pontos principais da cidade por meio das ciclovias", explicou o prefeito.

Contatos

banner-fala-cidadao3