Open Source Sofware

Busca

Campanhas 2023

SMTT abre Semana Nacional de Trânsito com mensagem de conscientização




18.09.17 15:33

 

O impacto das pequenas atitudes de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres foi o principal ponto discutido na manhã de segunda-feira, 18, no Centro Cultural de Aracaju, durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito. A programação seguirá até o dia 25 com atividades educativas em diversos pontos da capital.
 

O evento é coordenado pela Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Durante a solenidade de abertura, o superintendente Aristóteles Fernandes destacou o tema da edição 2017 do evento, 'Minha escolha faz a diferença'. 


"O poder de escolha conduz a nossa vida. E no trânsito, ele pode ser decisivo. Quando o motorista decide conferir as mensagens no celular enquanto dirige, por exemplo, ele está escolhendo se arriscar. E o pior: colocar outras pessoas em risco também. Por isso, precisamos insistir nesse assunto e cada vez mais levar essa mensagem de conscientização às pessoas", disse o superintendente da SMTT.


Representando o prefeito Edvaldo Nogueira no evento, o secretário Municipal da Defesa Social, coronel Luís Fernando, reforçou que ações educativas no trânsito representam economia de recursos públicos. "Reduzir o número de acidentes, além de preservar vidas, significa menos gastos com o serviço de urgência médica. Hoje as vítimas de acidentes de trânsito são as que mais lotam os hospitais do país e nós precisamos motivar a população a mudar esse cenário", falou.


Os perigos do uso do celular


Os riscos de dividir a atenção entre o volante e o telefone celular foram pontuados durante a palestra do neurocirurgião Carlos Eduardo. “Dirigir é um ato que requer concentração total do motorista. E quando o condutor não está focado na direção, o risco de acidente é quatro vezes maior”, explicou o médico. Engavetamento e atropelamento de pedestres são as principais consequências desse mau hábito.


Uma das opções para os motoristas que não podem se desconectar dos aparelhos é fazer o download de algum aplicativo com função de bloquear chamadas. “Se não puder mesmo bloquear ligações, a orientação é que o condutor procure um local reservado, pare o veículo e manuseie o celular em segurança. É muito melhor gastar cinco minutos fazendo isso do que arriscar a própria vida e a de outras pessoas”, afirmou o neurocirurgião. 


Teatro


A abertura da Semana Nacional de Trânsito contou ainda com a participação do Grupo Cones de Teatro. O público presente conferiu em primeira mão o videoclipe da companhia sobre a importância da faixa de pedestre. O material foi produzido em parceria com a Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom). 


O grupo encerrou o primeiro dia de atividades do evento com uma apresentação sobre direção segura. Os atores terão uma agenda diária de esquetes teatrais e outras ações educativas até o dia 25, quando a Semana Nacional de Trânsito será encerrada. 


Apoio


O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da SMTT, Polícia Rodoviária federal (PRF), Associação Comercial do Estado de Sergipe (Acese), Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), Uninassau e Liga do Trauma da Universidade Federal de Sergipe (Litrauma-UFS). 


Além do superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes, e do secretário municipal da Defesa Social, Luiz Fernando, prestigiaram a solenidade de abertura os secretários municipais da Comunicação Social, Luciano Correia, e da Juventude e Esporte, Jorge Araújo Filho; o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Luis Roberto; o presidente da Fundação Municipal de Cultuta de Aracaju, Sílvio Santos; o comandante da Guarda Municipal de Aracaju, Fernando Mendonça; e do superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Sergipe, Carlos Xavier.



Programação completa


19/09 (terça-feira)

7h – Comando Educativo 

Local: Av. João Rodrigues – Viaduto Aracaju/Barra – Bairro Industrial (Participação: SMTT, CPTRAN, Ciclo Urbano e colaboradores)

9h e 15h- Apresentação Grupo Cones – SMTT

Local: EMEF Diomedes Santos Silva


20/09 (quarta-feira)

9h e 15h – Apresentação Grupo Cones – SMTT

Local: EMEF Papa João Paulo II

18 h- Desafio Intermodal

Local: Praça Fausto Cardoso

19h – Júri Simulado

Local: UNINASSAU – R. Poe. José Sampaio, 859 – Siqueira Campos

Mediador: Insp. Queiroz (PRF)

21/09 (quinta-feira)

9h – Comando Educativo - Ação no entorno da Cruz de Carros

Local: BR 235 – Entrada de Aracaju 

Parceiros: SMTT, UNINASSAU, PRF, CPTRAN, DETRAN, SMS, BPRv, LITRAUMA-UFS, DNIT


22/09 (sexta-feira)

8h- Dia Mundial Sem Carro

Fechamento da Rua José do Prado Franco e rua em Frente ao Hotel Palace

Atividades: SMS – Academia da Cidade, SEJESP, Ciclo Urbano, Detran – Ônibus Escola, LITRAUMA- UFS, ACESE, CDL, EMSURB, UNIMED

Apresentação: Grupo Cones- SMTT

Local: Centro Cultural

Participação: EMEF Presidente Juscelino Kubitschek e colaboradores

16h- Encerramento


24/09 (domingo)

7h – Passeio Ciclístico da Primavera

Concentração e chegada: Colina do Santo Antônio

8h – Largada


25/09 (segunda-feira)

8h – Encerramento

Exposição de Fotos

Local: UNINASSAU – R. Poe. José Sampaio, 859 – Siqueira Campos

10h – Coffee- Break


Contatos

banner-fala-cidadao3