Open Source Sofware

Busca

Trânsito

Mobilidade: trabalho dos agentes de trânsito é fundamental para a rotina dos aracajuanos




23.05.19 16:25

 

Ewelyn diz que o dever dos agentes é zelar por um trânsito mais seguro

A frota de veículos, motocicletas e bicicletas no país tem crescido e em Aracaju não é diferente. A capital sergipana vem se desenvolvendo mais e mais a cada dia, e, hoje, a presença dos agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) nas ruas e avenidas, diariamente, é fundamental para a mobilidade urbana da cidade. Faça chuva ou faça sol, estes profissionais estão percorrendo a capital para prestar importantes serviços à população e garantir o direito de ir e vir de todos. Por isso, em Aracaju, o dia 23 de maio foi escolhido para celebrar o Dia Municipal do Agente de Trânsito.
 
A capital sergipana conta, atualmente, com aproximadamente 200 agentes de mobilidade urbana. Eles realizam um trabalho dedicado à fluidez e segurança do trânsito, à proteção do pedestre, ao combate à clandestinidade e ao zelo com a cidade, por exemplo. Tarefas encaradas com seriedade e compromisso nos quatro cantos de Aracaju.
 
Além da fiscalização


A fiscalização do cumprimento das leis de trânsito integra a rotina do agente, mas a missão destes profissionais vai mais além, como frisa a agente Ewelyn Rodrigues. “Muita gente acha que só aplicamos multas. Mas, a verdade é que nós temos o dever de zelar por um trânsito mais seguro e coibir atitudes que podem até por fim a uma vida. Nós somos servidores comprometidos com a cidade e a população e não agentes punitivos”, ressalta. 

Os agentes também atuam para organizar o trânsito em casos de oscilação de energia elétrica nos semáforos, orientar a população, mediar conflitos e apoiar grandes eventos para minimizar os transtornos para a população. Além disso, há o trabalho educativo que executam, contribuindo para tornar Aracaju uma cidade mais humana e com menos acidentes. 

O diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, destaca a capacitação como elemento que faz a diferença no desempenho dos agentes de trânsito de Aracaju. “Frequentemente, são realizados cursos de aperfeiçoamento para que eles possam prestar um melhor serviço à sociedade, como o que foi feito em parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe, em que nossos agentes foram treinados para realizar mediação de conflitos”, cita Thiago. 


Desafios


Com a expansão e investimento da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) nas vias da cidade, e uma frota de veículos em pleno crescimento, os agentes da SMTT têm um desafio constante: facilitar o deslocamento dos aracajuanos e proteger vidas em um trânsito que muda a cada dia. “Na rua, nenhum dia é como o outro. O aprendizado é diário, sempre há algo novo a ser assimilado. Por isso, gosto muito do que faço”, define o agente Cleidivan Santos. 
Para o superintendente da SMTT, Renato Telles, a dedicação dos agentes de trânsito é primordial para o desenvolvimento da cidade. “Temos um quadro de servidores bastante comprometidos com Aracaju, que se esforçam para contribuir com o bem-estar da sociedade e honram a farda que vestem. Por isso, neste 23 de maio, quero felicitá-los pelo Dia Municipal do Agente de Trânsito e parabenizá-los pelo belo trabalho”, elogia.

Contatos

banner-fala-cidadao3