Open Source Sofware

Busca

Transporte

Prefeitura adota medidas de prevenção para proteger usuários do transporte público do coronavírus




24.03.20 18:47



O transporte público é um dos serviços essenciais que não podem parar e, por este motivo, precisou se adaptar em meio à pandemia do novo coronavírus. Desde a semana passada, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) da Prefeitura de Aracaju determinou uma série de ações que vão desde o reforço na higienização dos veículos à disseminação de informação sobre medidas de prevenção entre os usuários do sistema. 

 
De acordo com o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles, todas as medidas são para combater a disseminação do novo coronavírus no transporte coletivo. "O primeiro passo foi dialogar com as empresas de ônibus para que houvesse um reforço na higienização dos veículos, com material adequado, e isso já foi atendido. Agora, os ônibus são higienizados várias vezes por dia, principalmente nos locais que as pessoas colocam as mãos, como barras ferro, bancos, catraca e maçanetas”, explica. 

 
Os Terminais de Integração da capital também receberam recipientes com álcool em gel para que os passageiros possam higienizar as mãos ao embarcar e desembarcar dos ônibus. Também foi reforçado o abastecimento de sabão nos banheiros dos terminais.

 
“Lavar as mãos é um hábito fundamental para evitar a propagação do novo coronavírus e as pessoas precisam ter meios para fazer a higienização em qualquer ambiente, incluindo os terminais. Por isso, tomamos essa providência e pedimos a colaboração da população para utilizar os itens de maneira consciente”, ressalta o superintendente.

 
As medidas também adotadas pela Prefeitura para reduzir aglomerações e estimular as pessoas a ficarem em casa, como a determinação do fechamento de estabelecimentos comerciais e outras áreas, têm, consequentemente, acarretado na diminuição de pessoas circulando no transporte coletivo. Na última segunda-feira (23), houve uma redução de 74% no número de passageiros. A frota está sendo reduzida em 30% nos dias úteis, em horários de menor fluxo, e em 50% nos finais de semana. Nos horários considerados de pico, a frota continua operando com 100%. 

 
Outras medidas
Os cartões de passe estudantil também foram bloqueados nesta terça-feira, 24, como forma de estimular os jovens a permanecerem em casa durante o período de suspensão das aulas em escolas, faculdades e universidades, conforme decretos da Prefeitura e do Governo do Estado. "Se a recomendação é de isolamento social e as atividades escolares foram suspensas, o bloqueio da meia-passagem estudantil funciona para restringir a circulação de pessoas nos ônibus e ruas da cidade", ressalta Renato Telles. 

 
Além de todas estas providências, a SMTT está contribuindo para a divulgação de orientações das autoridades de saúde sobre a pandemia. "Informação segura é uma das mais importantes armas que temos contra o coronavírus. E se aproveitamos o fluxo de pessoas nos terminais para distribuir material informativo sobre os hábitos de prevenção, os sintomas e o protocolo de atendimento em casos de suspeita, preparamos bem a população para seguir o plano de contingenciamento da Prefeitura que, com certeza, será bem sucedido e, com a soma de esforços de todos, em breve venceremos essa guerra", conclui o superintendente da SMTT.





Contatos

banner-fala-cidadao3