Open Source Sofware

Busca

SMTT

Artigos

SMTT oferece curso sobre noções básicas de segurança ao pedalar




05.08.16 18:51

Na tarde do último sábado, ciclistas participaram de um curso com noções básicas de segurança ao pedalar ofertado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju. O curso, ocorrido na sede do órgão, foi ministrado pelo supervisor de trânsito Fernando Lucas Mendonça.


Alguns pontos do Código de Trânsito Brasileiro referentes ao ciclista, sinalização, diferença entre ciclofaixa, ciclorrota e ciclovia, foram tratados no curso, que contou com a participação do grupo de pedal noturno Bike Mania e outros ciclistas de Aracaju.


Para conscientizar os participantes Mendonça apresentou dados do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que revelam que 95% dos acidentes envolvendo ciclistas acontecem em cruzamentos ou na contramão. Enquanto apenas 1% dos acidentes acontece quando o ciclista transita no mesmo sentido dos carros.


“Vocês pedalam com frequência e sabem algumas noções de segurança, algo que aprenderam com a prática. Mas quando aprendemos na prática, geralmente aprendemos com o erro, e a intenção desse curso é justamente evitar o erro, evitar que passem por situações de risco na rua. Sabendo dos direitos e deveres do ciclista, vocês sabem o que não fazer e o que cobrar dos responsáveis e dos outros condutores”, disse Mendonça durante a aula.

Contatos

banner-fala-cidadao3